Topo

MMA


Em entrevista ao UOL, Seagal promete novos golpes para Lyoto e Anderson Silva

Steven Seagal abraça Anderson Silva após o lutador derrotar Vitor Belfort no UFC 126 - Jed Jacobsohn/Zuffa LLC
Steven Seagal abraça Anderson Silva após o lutador derrotar Vitor Belfort no UFC 126 Imagem: Jed Jacobsohn/Zuffa LLC

Rodrigo Farah

Em Toronto (Canadá)

02/05/2011 07h00

Esqueça os filmes de ação, os dublês e o faz de conta. Steven Seagal mostrou mais uma vez que suas técnicas também são letais na vida real. Após treinar Anderson Silva e ajudá-lo a conseguir a vitória sobre Vitor Belfort com um chute frontal, ele viu seu novo discípulo Lyoto Machida triunfar de maneira muito parecida no UFC 129 do último sábado. E em entrevista exclusiva ao UOL Esporte o superstar prometeu: seus dois pupilos irão surpreender com novas técnicas no futuro.

TUDO SOBRE O UFC 129, NO CANADÁ

  • Lyoto repete chute de Seagal e Anderson Silva e vence com nocaute espetacular. Leia mais

  • GSP 'foge' de superluta com Anderson Silva, mas Dana White mantém esse sonho. Leia mais

  • José Aldo deforma rival e mantém cinturão do UFC diante de multidão no Canadá. Leia mais

  • Veja o rosto de Mark Hominick antes e depois de apanhar de José Aldo no UFC 129. Leia mais

  • Dana White coloca Lyoto na fila pelo cinturão e cogita reencontro com Shogun. Leia mais

“Estou treinando com eles outros tipos de chutes, joelhadas, cotoveladas e socos. Também estou treinando o trabalho dos pés com eles. Podem esperar coisas novas que estamos trabalhando”, prometeu Seagal.

Além do sucesso que conseguiu nos cinemas, Steven Seagal se consolidou como um dos maiores mestres de aikidô do planeta. No meio do ano passado, ele teve contato com Anderson Silva e os dois combinaram em realizar alguns treinamentos juntos.

A parceria deu certo. Embalado pelos trabalhos com Seagal, o Aranha derrotou Vitor Belfort na chamada “luta do século” com um chute memorável no rosto do rival em fevereiro. Após o combate, Silva agradeceu ao ator pelos treinos e por ter ‘ensinado’ o golpe que lhe rendeu a vitória por nocaute.

Neste meio tempo, o companheiro de Anderson Lyoto Machida também passou a treinar com Steven Seagal. O superstar chegou até a acompanhar o carateca na pesagem do UFC 129 e no caminho até o octógono da luta contra Randy Couture no último sábado.

E foi sob os olhares do mestre de aikidô em Toronto, que Lyoto executou o mesmo golpe com perfeição. Após fintar o chute com a perna direita, ele pulou com a esquerda e acertou o rosto de Randy Couture em cheio. No mesmo instante, o veterano de 47 anos caiu duro com o nocaute em sua última luta como profissional.

Vale ressaltar que o chute frontal é um golpe treinado por uma série de artes marciais, inclusive pelo caratê, onde recebe o nome de Mae Tobi Geri.

Mas apesar de já conhecer a técnica, Lyoto deixou claro que foi com Steven Seagal que ele a aperfeiçoou após ficar bastante tempo sem utilizá-la.

“Era um golpe que estava adormecido em mim, já não o colocava em prática. Mas o Steven frisou para praticá-lo. Treinei bastante esse golpe, mas sabia que tinha uma hora certa para usá-lo. Senti que ele [Couture] estava com a cabeça baixa e resolvi tentar”, comentou Lyoto.  

“Estou muito feliz com Machida, ele fez muito bem o golpe. Foi um golpe um pouco diferente do de Silva, mas foi muito bom”, completou Steven Seagal, orgulhoso do pupilo.

Além de Anderson e Lyoto, Seagal também está trabalhando com outros atletas da mesma equipe, a Black House. Mas o ator preferiu não entrar em detalhes sobre os trabalhos com os novos alunos. “Estou ensinando para outros lutadores, mas é algo secreto”, concluiu misteriosamente.