Topo

MMA


Cigano castiga rival, vence por pontos e disputa cinturão do UFC em outubro

Brasileiro Junior Cigano continua invicto no UFC, com sete vitórias consecutivas - Darryl Dyck/AP
Brasileiro Junior Cigano continua invicto no UFC, com sete vitórias consecutivas Imagem: Darryl Dyck/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/06/2011 07h40

Junior Cigano dos Santos mostrou novamente por que é um dos melhores boxeadores do MMA. Na madrugada deste domingo, ele aplicou uma surra no norte-americano Shane Carwin ao longo dos três rounds e venceu por pontos a luta principal do UFC 131, em Vancouver. Com isso, o catarinense será o próximo desafiante do cinturão dos pesados em combate previsto para outubro deste ano.

“Minha velocidade e agilidade fizeram a diferença. Tinha um alcance melhor e as mãos pesadas. Shane foi um grande oponente, mas provei que estou pronto para brigar pelo título”, comentou o brasileiro. “Tenho muito respeito por Cain Velásquez, mas Cain... estou esperando por você”, completou, se dirigindo ao campeão da categoria.

Desde o início do combate, Cigano mostrou que estava mais preparado para a disputa em pé do que seu adversário. Com jabs precisos, ele controlou a distância e quase encerrou a luta no primeiro round. Derrubou Shane Carwin e castigou o norte-americano com uma série de socos seguidos. Mesmo assim, o rival do catarinense aguentou a punição e continuou na luta.

KENNY FLORIAN - RIVAL DE JOSÉ ALDO

  • Darryl Dyck/AP

    Com a vitória sobre Diego Nunes, Kenny Florian se credenciou para ser o próximo rival do campeão dos penas, José Aldo. Dana White confirmou que o norte-americano deverá encarar Aldo no segundo semestre, quando o brasileiro estiver pronto

Depois disso, Junior fez o que precisava para manter a vantagem. Impediu a maioria das tentativas de quedas de Carwin e controlou bem a distância em pé. Melhor preparado, Cigano ainda conseguiu derrubar o rival nos instantes finais apenas para selar o triunfo unânime.

“Ele [Cigano] terá que variar muito mais seu jogo. É melhor trabalhar os chutes, socos e wrestling, pois Cain Velásquez faz tudo. Ele tem gás para lutar por dias e é por isso que é um ‘exterminador’. Continua vindo para cima até te finalizar”, avaliou o presidente do UFC, Dana White, ao comentar sobre o atual campeão.

Mas apesar da vitória de Cigano, a noite não foi das melhores para os outros brasileiros do card. Apesar de terem um começo promissor e de vencerem o primeiro round de suas lutas, Demian Maia e Diego Nunes foram derrotados por Mark Muñoz e Kenny Florian, respectivamente, na decisão dos juízes.

Além deles, Vagner Rocha foi outro brasileiro que perdeu seu combate no UFC 131. Ele também foi superado por pontos, pelo norte-americano Donald Cerrone.