Topo

MMA


Aldo treina para Florian e já se diz pronto para mudar de peso: 'quero recordes'

Campeão dos penas, José Aldo já vislumbra o momento de se aventurar em outro peso - UFC/Divulgação
Campeão dos penas, José Aldo já vislumbra o momento de se aventurar em outro peso Imagem: UFC/Divulgação

Maurício Dehò

Em São Paulo

06/07/2011 07h00

O brasileiro José Aldo superou uma história difícil de vida até chegar ao título dos pesos penas, sendo considerado um dos 3 melhores lutadores da atualidade no UFC. E o manauara não está satisfeito com o atual reinado. Além de ter confirmado o próximo desafio pelo seu cinturão, contra Kenny Florian, ele não esconde a vontade de conquistas maiores, em outras categorias de peso.

Sobre seu novo rival, que recentemente desceu do peso leve para o pena, Aldo afirmou em evento da Pretorian, na segunda-feira, em São Paulo, já estar “treinando 100% para Kenny Florian”.

Segundo a imprensa norte-americana, o confronto deve acontecer em 8 de outubro, em Houston (EUA). O lutador não confirma a data, apenas diz já estar recuperado de uma lesão no ombro e na cervical, que o impediu de lutar em agosto.

“Para mim seria ótimo, quanto mais rápido marcarem a luta, melhor”, explicou o brasileiro, que vem de triunfo por pontos contra Mark Hominick, no UFC 129. “Preciso só de três meses e já passou mais do que isso. Já estou treinando firme e forte para isso, caso seja em outubro.”

Com a integração da categoria pena ao UFC, devido à compra do WEC - em que Aldo era campeão - novos nomes vindos de outros pesos surgiram, como é o caso de Florian. Ainda assim, o brasileiro não pensa apenas em “varrer” os penas, vencendo todos os grandes lutadores de até 66 kg.

ALDO QUER RECORDES

Flávio Florido/UOL
Sempre pensei nisso, em lutar nas categorias de cima, ou de baixo. Eu quero títulos, quero recorde e é isso o que foco no meu dia a dia

JOSÉ ALDO, sobre as chances de mudar
de categoria num futuro próximo no UFC

Questionado se enfrentaria Frank Edgar para uma espécie de unificação entre os títulos dos leves, do norte-americano, e dos penas, ele não titubeou: “Com certeza, assim que me chamarem. Eu respeito todo mundo, não gosto de desvalorizar os outros, mas eu estaria apto para luta na hora”, afirmou, com brilho nos olhos.

José Aldo afirma que, como Edgar é um atual campeão, o desafio seria até maior do que o de enfrentar Florian, mas que este é exatamente o tipo de objetivo que quer ter a longo prazo. “Sempre pensei nisso, em lutar nas categorias de cima, ou de baixo. Eu quero títulos, quero recorde e é isso que foco no meu dia a dia."

Com apenas 24 anos, Aldo já soma 20 lutas no MMA, sendo que perdeu apenas uma. A série invicta do brasileiro vem desde 2005, quando foi finalizado por Luciano Azevedo, em seu oitavo combate. Com isso, ele é considerado um dos melhores da atualidade, ao lado de Anderson Silva e Georges St-Pierre.