Topo

MMA


Primeiro campeão, Royce Gracie elogia 'show espetacular' do UFC

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

No Rio de Janeiro

25/08/2011 12h33

Royce Gracie foi o primeiro campeão do UFC, em uma era em que o vale-tudo era muito diferente do que se vê hoje, com o UFC Rio e a volta do evento ao Brasil após 13 anos. Trabalhando na divulgação das lutas deste sábado, na HSBC Arena, ele elogiou o trabalho feito pelos atuais donos, que assumiram pouco depois do irmão Rorion, criador do Ultimate, ter vendido sua parte.

“Eles fazem um show espetacular”, afirmou Royce, no Copacabana Palace para a coletiva de imprensa oficial desta quinta-feira.

“No começo, os eventos eram mais fechados, mas desde que Dana White e os Fertitta tomaram conta, o crescimento foi muito grande”, disse ele, que venceu três das quatro primeiras edições do Ultimate.

Royce fez sucesso numa época em que as regras eram poucas no vale-tudo e em que não havia limite de tempo. Depois, passou-se a unificar o regulamento e houve a divisão em categorias de peso e rounds.

Para o brasileiro, o mais impressionante desta jornada é o crescimento do jiu-jítsu, aperfeiçoado por sua família no Brasil e que ganhou destaque com o MMA.

“O curioso era não se conhecer quem era o Hélio Gracie lá fora. Mas nos conseguimos educar as pessoas”, concluiu.