Topo

MMA


Com promessa de nocaute, Aldo defende cinturão de olho em "trilogia" dos leves

José Aldo (e) e Kenny Florian se encaram na pesagem do UFC 136, em Houston - Reprodução
José Aldo (e) e Kenny Florian se encaram na pesagem do UFC 136, em Houston Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Em São Paulo

08/10/2011 07h00

Considerado um dos três melhores lutadores peso por peso da atualidade dentro do MMA, José Aldo tem novo desafio neste sábado, enfrentando o experiente norte-americano Kenny Florian. Mas, além da honra de defender seu cinturão dos penas prometendo um nocaute rápido, o brasileiro pode estar encarando, também, uma despedida da categoria que o consagrou até aqui. E justamente no mesmo dia em que o peso logo acima do seu, dos leves, também estará em jogo, encerrando uma trilogia entre Edgar e Maynard.

O UFC 136, em Houston (a partir das 18h50 e com card principal às 22h, com Placar UOL), tem duas lutas por cinturão em seu card principal. A maior delas é o terceiro encontro entre o campeão Frankie Edgard contra o único algoz de sua carreira, Gray Maynard. Eles vêm de um empate e, apesar de ainda não haver nenhuma negociação, Aldo poderia encarar um deles no futuro, caso o brasileiro realmente suba de peso.

Apesar de ter entrado recentemente no UFC, por causa da compra do WEC, no qual era campeão, José Aldo já afirmou ter intenção de fazer desafios com lutadores mais pesados, até pela dificuldade de bater o peso dos penas, de 66 kg.

Questionado durante a preparação para enfrentar Florian sobre a possibilidade, ele não titubeou. “Com certeza, assim que me chamarem. Eu respeito todo mundo, não gosto de desvalorizar os outros, mas eu estaria apto para lutar na hora”, afirmou o brasileiro, que durante toda a semana prometeu uma luta explosiva, em busca do nocaute nos primeiros rounds.

Kenny Florian é um exemplo contrário em seu histórico. Ele começou no UFC como peso médio, no reality show The Ultimate Fighter. Agora, baixou para sua quarta categoria – um recorde - para tentar seu primeiro cinturão. Ele teve duas chances como peso leve, mas falhou em ambas.

No confronto dos leves, entre Edgar e Maynard, os resultados agora tem um empate e uma vitória de Maynard. Mas, mesmo que Edgar “empate” a estatística, Dana White já avisou que dará chance a outros lutadores e deixará para trás esta rivalidade, que já vem de longa data.

A volta de Sonnen

Além dos dois duelos principais, aguarda-se com grande expectativa o retorno de Chael Sonnen ao octógono, após suspensão por doping. Queridinho para muitos americanos, ele tem pela frente outro que está no gosto dos donos da casa: Brian Stann, ligado ao patriotismo americano por sua participação no exército.

O respeito entre os dois lutadores é mútuo. Eles são amigos e planejavam treinar juntos, mas o convite para se enfrentarem falou mais alto. Tanto que Sonnen abaixou o tom das suas habituais críticas e deixou claro temer Stann, que vem em uma grande fase na carreira.

“Ninguém quer lutar contra ele. Mas eu vou lutar contra qualquer homem vivo que puserem em minha frente”, afirmou o polêmico peso médio.

Também entre os médios, o UFC 136 traz um duelo de brasileiros. Demian Maia e Jorge Santiago vem de derrota e precisam do resultado positivo para se manterem numa posição de destaque na categoria.

Demian chega como favorito por sua experiência e a qualidade na luta de chão, além do fato de ter melhorado consideravelmente no jogo em pé nos últimos tempos.