Topo

MMA


De olho em Cigano, Lesnar testa recuperação contra estreante Overeem no UFC 141

Brock Lesnar e Alistair Overeem se encaram na pesagem do UFC 141, nos EUA - Reprodução
Brock Lesnar e Alistair Overeem se encaram na pesagem do UFC 141, nos EUA Imagem: Reprodução

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/12/2011 06h00

Depois de um ano repleto de nocautes avassaladores, finalizações indefensáveis e novos campeões, o UFC termina sua temporada nesta sexta-feira, com um duelo de gigantes. E, apesar de não haver brasileiros no octógono, o combate interessa aos torcedores verde-amarelos e ao novo campeão dos pesos pesados, Júnior Cigano. Em Las Vegas pela edição número 141 do evento, Brock Lesnar e Alistair Overeem se encaram pela chance de ser o primeiro desafiante do catarinense.

Além de ser uma eliminatória pelo cinturão, o combate chama a atenção por confrontar dois dos maiores nomes dos pesos pesados na história do MMA. O norte-americano Lesnar tem uma carreira curta, mas chega como ex-campeão do UFC, enquanto o holandês Overeem busca um cinturão que falta em seu currículo, após conquistas no Pride e no Strikeforce.

Com a mão pesada de ambos os lutadores, a expectativa é de que este possa ser mais um evento decidido no primeiro assalto, apesar de Overeem ter mais potencial para o combate em pé, e Lesnar privilegiar seu wrestling, em busca das quedas e do jogo no solo.

“Não somos caras que desistem. Somos lutadores, queremos encerrar as lutas. Irei em busca desse objetivo e espero que ele também, não vejo essa luta passando do primeiro ou do segundo round”, analisou Overeem, de 31 anos e 1,96 m. O holandês - nascido na Inglaterra - foi criado no muay thai e colecionou feitos principalmente no Pride, batendo nomes como Vitor Belfort.

TRÊS BRASILEIROS LUTAM PRELIMINARES

JÚNIOR ASSUNÇÃO: Irmão de Raphael Assunção, que venceu no UFC Rio, Júnior está em sua segunda passagem pelo UFC e não perde desde 2008. Seu rival é o inglês Ross Pearson, que venceu o TUF (2009).
DIEGO NUNES: Após crescer rapidamente entre os penas, Nunes foi brecado por Kenny Florian em junho e encara o armênio Manvel Gamburyan para voltar a vencer.
LUIS RAMOS: Com derrota em 40s na sua estreia no UFC, no Rio, Beição, colega de treinos, de José Aldo tenta responder  contra Matt Riddle.

Ex-campeão do Strikeforce, ele vem de vitória contra Fabrício Werdum por pontos, mas deixou a organização devido a um problema físico e a falta de acordo em agendar seu próximo combate. Com isso, surgiu a chance de enfim fazer sua estreia no UFC, colocando em jogo uma série invicta de 11 lutas.

Para o ex-participante de luta livre Lesnar, de 34 anos e 1,91 m, a questão é provar se seus problemas de saúde estão resolvidos. Ele teve uma nova crise de diverticulite (problema intestinal) este ano, quando se preparava para enfrentar Júnior Cigano em uma eliminatória pelo título dos pesados, e teve de ser operado. Esta será sua primeira luta desde que perdeu o cinturão para Cain Velásquez, em outubro de 2010, seu segundo revés em sete combates.

“Sinto-me bem mentalmente e fisicamente. Estou forte, pesado e afiado”, declarou, Lesnar, que durante seu afastamento dos octógonos se viu em uma polêmica por um hobby. Ele é investigado por caça ilegal no Canadá e pode até ser preso - o que não arriscou sua participação em Las Vegas.

Se depender do próximo rival do vencedor, o brasileiro Júnior Cigano, a vantagem é de Lesnar - mesmo que Overeem lidere com pouca vantagem nas casas de apostas.  “Eu nunca escolho oponentes, então não importa quem vença. Mas acho que Lesnar tem maiores chances de vencer”, disse o campeão, dando seu pitaco e esperando enfrentar o lutador que foi seu rival como técnico do The Ultimate Fighter. Lesnar e Cigano deveriam se enfrentar, mas o norte-americano deixou o reality show do UFC para curar sua diverticulite.

*O canal Combate anuncia a transmissão do card preliminar, às 22h de sexta, e do principal, à 01h de sexta para sábado.

APÓS CLIMA QUENTE, COWBOY E DIAZ RESOLVEM DESAVENÇA NO OCTÓGONO

Um dos duelos mais aguardados da noite em Las Vegas é a principal preliminar. O campeão do TUF 5, Nate Diaz, encara a revelação Donald Cerrone, após confusão na coletiva. Nate atirou o chapéu do "cowboy" para longe durante a encarada e quase iniciou uma briga. Dana White separou os pesos leves. As desavenças começaram em outro compromisso oficial, em que Nate se recusou a cumprimentar o compatriota. Desde então, o clima entre eles se manteve pesado, esquentando também a expectativa para o combate desta sexta-feira.