Topo

MMA


Cyborg pedirá contraprova de antidoping; Dana White ameaça tirar cinturão

Campeã do Strikeforce, Cristiane Santos, a Cris Cyborg, pode perder cinturão - Site oficial/Divulgação
Campeã do Strikeforce, Cristiane Santos, a Cris Cyborg, pode perder cinturão Imagem: Site oficial/Divulgação

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

07/01/2012 09h23

A lutadora brasileira Cris Cyborg está visitando seus pais no Brasil e ainda não se pronunciou oficialmente sobre o exame antidoping que a flagrou com anabolizante após a vitória sobre a japonesa Hiroko Yamanaka no Strikeforce do dia 17 de dezembro.

Mas o seu empresário, Rudimar Fedrigo, confirmou que a lutadora vai recorrer: “Ela vai pedir uma contraprova, e está à disposição do evento a partir deste momento. É um direito dela, e ela quer fazer uma contraprova”, disse ele em contato com o UOL Esporte.

Cyborg foi suspensa por um ano e terá de pagar uma multa de US$ 2.500. Além disso, o resultado da sua última luta foi anulado. Para piorar, o presidente do UFC e um dos donos do Strikeforce, Dana White, declarou que ela deverá perder seu título da categoria até 66 kg.

“Ela vai perder o cinturão. Vamos ver o que acontece”, disse Dana em entrevista à rádio ESPN de Las Vegas na sexta-feira, indicando ainda uma possível extinção da categoria peso pena do Strikeforce.

Por outro lado, o presidente do Strikeforce, Scott Coker, lembrou que a brasileira deve ter o direito de se defender: “Reconhecemos que a Sra. Santos tem direitos sob a lei da Califórnia, e esperamos que ela não seja pré-julgada antes de ter a oportunidade de exercer tais direitos”.

Cristiane dos Santos ganhou o cinturão do peso pena do Strikeforce em 2009, ao derrotar Gina Carano, e defendeu o título três vezes. Na última, foi flagrada com a substância anabólica estanozolol em sua urina. A curitibana tem 12 lutas na carreira e apenas uma derrota, e é considerada a melhor lutadora de MMA de todos os tempos.