Topo

MMA


Johnson diz que bateu peso 'extra' e UFC confirma luta com Belfort no Rio

Vitor Belfort e Anthony Johnson se encaram na pesagem do UFC 142, realizado no Rio - Marcelo Jesus/UOL
Vitor Belfort e Anthony Johnson se encaram na pesagem do UFC 142, realizado no Rio Imagem: Marcelo Jesus/UOL

Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/01/2012 12h17

Após um período de incerteza, a luta de Vitor Belfort no UFC 142, no Rio, neste sábado, foi confirmada pelo rival do carioca. Anthony Johnson, teve problemas com a balança, mas afirmou neste sábado que conseguiu atingir o limite combinado com o brasileiro e a organização e disse que o combate está de pé.

“Acabei de me pesar, estou com cerca de meio quilo abaixo dos 93 kg. A luta está confirmada, não há problemas”, disse Johnson, no hotel em que os lutadores estão hospedados, na Barra da Tijuca. Pouco minutos depois de o lutador falar com o UOL Esporte, o Twitter oficial do UFC também oficializou a luta.

O problema com o norte-americano aconteceu na sexta-feira, na pesagem oficial do evento, quando ele ficou cinco quilos acima do limite da categoria médio, que é de até 84 kg.

Como seu peso foi muito acima do permitido, o UFC e Vitor Belfort entraram em acordo para que ele fosse pesado novamente ao meio-dia deste sábado, com no máximo 93 kg, o máximo permitido na balança para os meio-pesados.

Belfort acabou ficando em vantagem, por poder se alimentar normalmente e ganhar de volta seu peso – o que dá uma diferença de até 12 quilos no dia da luta -, além de ficar com 20% da bolsa do rival, como pena pelo acontecido.

De acordo com Dana White, Johnson chegou a ficar pouco mais de um quilo acima do limite, mas não conseguiu seguir cortando o peso. Assim, teve de ser hidratado, para evitar maiores problemas de saúde. Ainda assim, o presidente do UFC disse em entrevista ao UOL que o acontecido foi "ridículo" e que há grandes riscos para o emprego do norte-americano.

O UFC Rio terá início com o card preliminar às 22h (com canal Combate). Serão cinco lutas antes do card principal, à 1h. A Globo anuncia transmissão a partir das 2h da madrugada, passando apenas um compacto dos combates menores e ao vivo os duelos de Belfort e da luta de fundo, do campeão dos penas José Aldo contra o invicto Chad Mendes, dos EUA.