Topo

MMA


Vídeo de Dana White mostra drama e negociação antes da luta de Belfort no UFC Rio

Vitor Belfort e Anthony Johnson posam durante coletiva de imprensa do UFC 142, no Rio - Ricardo Cassiano/UOL
Vitor Belfort e Anthony Johnson posam durante coletiva de imprensa do UFC 142, no Rio Imagem: Ricardo Cassiano/UOL

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/01/2012 19h30

A sexta-feira foi de tensão, na pesagem do UFC 142, no Rio. E, mesmo com a confirmação do duelo entre Vitor Belfort e Anthony Johnson, o chefão do Ultimate, Dana White, publicou em um vídeo, os bastidores do drama e das negociações para evitar o cancelamento do combate.

No vídeo – aos 2min30s, em inglês -, Dana aparece chamando Vitor Belfort para uma conversa séria antes de os lutadores enfrentarem a balança. O brasileiro, visivelmente abalado por ter de tirar cerca de cinco quilos em um dia, ouviu que Johnson não chegou ao peso dos médios (84 kg).

Mesmo lamentando – e mordendo compulsivamente gelo para tentar tirar a atenção do sofrimento de cortar o peso – Vitor chegou a um consenso com Dana e seu técnico. Bateu o peso, e ganhou 20% da bolsa de Johnson, que ficou cinco quilos acima do permitido.

O duelo só foi permitido porque, após uma pesagem ao meio-dia de sábado, o norte-americano se manteve abaixo de 93 kg, o que foi combinado entre os lutadores e o UFC após os problemas. Johnson passou mal ao tentar cortar o peso, na sexta, e teve de ser hidratado, abandonando a batalha para chegar aos 84 kg.

Além disso, o vídeo de Dana mostrou um pouco de sua “saga” pelo Rio, com a viagem de helicóptero para abreviar o longo trajeto do hotel para a arena, e a visão do chefão da pesagem, de cima do palco.

O UFC Rio terá início com o card preliminar às 22h (com canal Combate). Serão cinco lutas antes do card principal, à 1h. A Globo anuncia transmissão a partir das 2h da madrugada, passando apenas um compacto dos combates menores e ao vivo os duelos de Belfort e da luta de fundo, do campeão dos penas José Aldo contra o invicto Chad Mendes, dos EUA.