Topo

MMA


Doping: Cyborg vai apelar após suspensão de um ano e deve ser ouvida em abril

Cris Cyborg, considerada melhor lutadora da atualidade, está afastada por um ano - Esther Lin/Strikeforce/Divulgação
Cris Cyborg, considerada melhor lutadora da atualidade, está afastada por um ano Imagem: Esther Lin/Strikeforce/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 13h22

A lutadora Cris Cyborg, considerada o maior nome do MMA feminino da atualidade, vai apelar da suspensão que lhe foi imposta em caso de doping. Ela foi flagrada com um esteroide em seu corpo em um exame e está fora dos ringues por um ano, conforme foi anunciado no início de janeiro.

A equipe da brasileira afirmou ao site SI.com que apelará. A decisão foi anunciada pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia, nos EUA, que deve ouvir a lutadora no dia 6 de abril. Cris testou positivo para a substância anabólica estanozol. Além de suspensa por um ano ela recebeu multa de US$ 2.500.

Uma comissão de sete pessoas da Comissão Atlética vai estudar a apelação. Logo depois da divulgação do caso, Cyborg se defendeu na internet. Ela admitiu erro, culpou uma substância para perda de peso no teste positivo e pediu desculpas para torcida.

O teste foi realizado para o combate contra a japonesa Hioko Yamanaka, que marcou o retorno da brasileira após um hiato. Ela estava longe dos ringues por falta de adversárias e, contra Yamanaka, nocauteou em apenas 16 segundos. O resultado foi alterado para “no contest” (sem resultado).