Topo

MMA


Evento de MMA na Amazônia aposta em veteranos do UFC e musas para se consolidar

Ex-campeão do UFC, Bustamante fará a luta principal do AFC; Larissa será ring girl - Divulgação
Ex-campeão do UFC, Bustamante fará a luta principal do AFC; Larissa será ring girl Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

31/01/2012 17h32

Mesmo longe dos grandes centros de MMA do Brasil, no Sudeste do país, o Amazon Forest Combat (AFC) foi inaugurado em 2011, em Manaus, e logo na primeira edição surpreendeu com um card cheio de nomes bem conhecidos do mundo das lutas. A segunda edição, programada para março, tenta dar um novo passo neste sentido, com a presença de veteranos do UFC - com direito a uma revanche de disputa de cinturão - e a presença de Larissa Riquelme entre as ring girls.

BUSTAMANTE E MENNE REVIVEM DIAS DE UFC

  • O combate principal do AFC 2 terá uma revanche de dez anos. Em 2001, Dave Menne venceu Gil Castillo e se tornou o primeiro campeão da categoria médio do UFC. Logo em sua primeira defesa, no ano seguinte, o norte-americano foi nocauteado por Bustamante, no UFC 35. O reinado do brasileiro durou apenas mais um combate. Ele abriu mão do título para ir para o Pride e não retornou mais ao Ultimate.

O AFC 2 será realizado no dia 31 de março, e uma das primeiras informações divulgadas pela organização foi justamente a sua dupla de ring girls, formada pela musa da Copa-2010 e a panicat Aryane Steinkopf. Uma forma de atrair a atenção do público e consolidar o nome entre os grandes eventos do país.

Nesta terça, alguns veteranos do UFC já foram anunciados. A principal luta terá o ex-campeão dos médios, o brasileiro Murilo Bustamante, que não luta desde 2010. Ele cederá a revanche a Dave Menne, em um duelo entre os primeiros lutadores que tiveram o cinturão desta categoria no Ultimate.

“Nossa obrigação é fazer um show bonito, bem organizado e com boas lutas. É isso que estamos tentando colocar em prática desde a primeira edição e agora nessa. Eu venho do mercado de shows, então a ideia é colocar um algo a mais que faça o MMA seguir atraindo a atenção de mais pessoas”, explicou ao UOL Esporte Marcelo Alex , um dos organizadores do AFC.

“Temos ex-lutadores do UFC, mas é preciso mais do que apenas lutas,  colocamos tudo o que envolve um show como atrativo. Por isso chegamos ao nome da Larissa Riquelme, que surgiu em 2010 e ainda está aí. É não só uma moça bonita, mas alguém que gera interesse”, adicionou ele.

Outro competidor que passou pelo Ultimate e vai lutar em Manaus é Thales Leites, que também fará uma revanche. O ex-desafiante ao título dos médios - perdeu para Anderson Silva em 2009 - tentará reverter a derrota sofrida para Matt Horwich em 2010.

Mais combates estão em negociação, incluindo outros nomes que passaram pelo UFC. Na primeira edição, em 2011, o AFC teve como principais duelos a luta entre Paulão Filho contra Satoshi Ishii, campeão olímpico de judô, e a despedida de Royler Gracie dos ringues de MMA.