Topo

MMA


Henderson desbanca Edgar e é o novo campeão do peso leve; Rampage é derrotado

Ben Henderson acerta chute no ex-campeão dos leves Frankie Edgar (e) - Divulgação/UFC
Ben Henderson acerta chute no ex-campeão dos leves Frankie Edgar (e) Imagem: Divulgação/UFC

Do UOL, em São Paulo

26/02/2012 02h34

Na madrugada deste domingo, o desafiante Ben Henderson venceu Frankie Edgar, em Saitama, no Japão, em luta que valia o cinturão da categoria leve, e se tornou o novo campeãoda categoria após decisão unânime dos juízes. O combate foi a maior atração do card principal do UFC 144.

EX-CAMPEÃO NOCAUTEIA NO PRELIMINAR

  • A vitória do japonês Takanori Gomi, que superou Eiji Mitsuoka após nocaute, foi o destaque do card preliminar. No total, foram cinco lutas antes das atrações principais subirem ao ringue no Japão.

Edgar defendia seu cinturão pela quarta vez. Depois de três vitórias, no entanto, ele não foi páreo para seu rival deste domingo.

No primeiro round, Henderson assustou e desferiu um chute giratório que passou raspando na cabeça do adversário. O desafiante apostou muitos nos chutes, mas, aos poucos, Edgar conseguiu acertar o tempo e bloquear bem os golpes do rival, assumindo o controle do combate.

No entanto, Henderson foi claramente melhor no segundo round. Novamente abusando dos chutes, o desafiante conseguiu acertar o rosto do rival quando ainda estava de costas para o chão e fez o nariz do adversário sangrar. Edgar escapou por pouco do nocaute.

Henderson voltou a chamar a atenção no terceiro round, sempre com chutes fortes. Dessa vez, no entanto, o desafiante se destacou ao levar o adversário ao chão. No entanto, Edgar conseguiu ficar de costas para a grade e, em seguida, levantar para dar sequência ao combate.

O desafiante foi novamente mais eficiente no quarto round. Henderson chegou a aplicar uma guilhotina, mas Edgar mais uma vez teve sucesso em se defender.

No round final, Edgar conseguiu pressionar mais seu rival e chegou a levar Henderson ao chão. No entanto, era tarde demais para convencer os juízes a darem a vitória para ele.

ACIMA DO PESO, RAMPAGE PERDE PARA RYAN BADER

Também neste domingo, Quinton “Rampage” Jackson foi derrotado por Ryan Bader em Saitama, no Japão, após decisão dos juízes. Os três árbitros foram unânimes e aplicaram o placar de 30ª 27.

Vale lembrar que Jackson não conseguiu atingir a meta de peso da categoria meio-pesado por cerca de 2kg. A luta só aconteceu porque o “Darth Bader” – que entra no ringue ao som da Marcha Imperial, tema do vilão Darth Vader, do filme Guerra nas Estrelas – topou enfrenta-lo mesmo assim.

O primeiro round foi truncado, com os lutadores se agarrando bastante e trocando poucos golpes. Bader adotou uma postura um pouco mais agressiva, se aproveitando da falta de mobilidade de seu adversário, mas Rampage conseguiu se defender bem, sem sofrer grandes prejuízos.

Apesar de começar mal, Jackson mostrou força no segundo round e conseguiu um belo golpe sobre seu rival, lançando-o ao chão. Mas Bader se defendeu bem, escapou por pouco de um nocaute e, no fim, voltou a equilibrar o combate.

Sem fôlego, Rampage foi dominado por Bader no terceiro round. O rival de Jackson, claramente em melhor forma, não teve dificuldades em levar o adversário para o chão e controlar o combate a seu favor para vencer.

Veja os resultados do card principal do UFC 144:

Ben Henderson venceu Frankie Edgar por decisão unânime dos juízes
Ryan Bader venceu Quinton Jackson por decisão unânime dos juízes
Mark Hunt venceu Cheick Kongo por nocaute
Jake Shields venceu Yoshiro Akiyama por decisão unânime dos juízes
Tim Boetsch venceu Yushin Okami por nocaute
Hatsu Hioki venceu Bart Palaszewski por decisão unânime dos juízes
Anthony Pettis venceu Joe Lauzon por nocaute

Veja os resultados do card preliminar do UFC 144:

Takanori Gomi venceu Eiji Mitsuoka por nocaute técnico
Vaughan Lee venceu Norifumi “Kid” Yamamoto por submissão
Riki Fukuda venceu Steve Cantwell por decisão unânime dos juízes
Chris Cariaso venceu Takeya Mizugaki por decisão unânime dos juízes
Issei Tamura venceu Tiequan Zhang por nocaute