Topo

MMA


UFC inova na coletiva, mas mostra Jones e Rashad cansados da 'guerra de palavras'

Coletiva do UFC 145 teve apenas Jon Jones e Rashad Evans, mas o clima foi ameno - Reprodução
Coletiva do UFC 145 teve apenas Jon Jones e Rashad Evans, mas o clima foi ameno Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/04/2012 15h14

As semanas anteriores ao UFC 145, neste sábado, em Atlanta, ficaram marcadas pela guerra de palavras entre o campeão dos meio-pesados Jon Jones e o desafiante Rashad Evans. Amigos e companheiros de treino no passado, eles não economizaram nas provocações, causadas pelo racha de Evans e o técnico Greg Jackson. Mas o calor do debate esfriou. Nesta quarta-feira, na coletiva oficial do evento, eles admitiram que se cansaram de discutir: “agora é hora de ir para a luta”, disse Jon Jones.

Em um formato inédito, a coletiva desta quarta contou com apenas os dois lutadores principais deste UFC 145 e um apresentador. O formato “cara a cara”, no entanto, não rendeu novas discussões. Os lutadores abordaram os temas mais quentes em clima ameno e até trocaram algumas piadas e sorrisos.

Após algumas perguntas sobre sua separação do técnico Greg Jackson, que lançou Jon Jones ao cinturão dos meio-pesados, Rashad externou seu cansaço após o período longo pré-UFC 145, que incluiu muitas aparições na mídia - e sempre tendo o racha com Jones e Jackson como tema principal.

“É uma frustração o quanto esta luta está demorando para chegar. Na verdade, estou cheio de falar de Jon Jones, cheio de olhar para ele. Só quero entrar no octógono e lutar”, afirmou o ex-campeão, que vem de vitória sobre Phil Davis no começo do ano.

“Tenho que concordar. Para mim, todo aquele calor criado já esfriou. É hora de ir para a luta”, assentiu Jones. “Para mim, mesmo com nosso histórico, (a discussão) nunca foi algo pessoal. Eu apenas reagi ao que ele falou. A polêmica ajuda um pouco, me motivou a treinar. Algumas coisas que ele falou me inspiraram a treinar ainda mais duro para este combate.”

Houve tempo até para piadas. Questionado se aprendeu com o mais velho Rashad a se portar fora do octógono, Jon Jones riu: “Eu não vou competir com o modo que ele se veste. Ele é fantástico neste quesito”.

Rashad, por sua vez, brincou ter se irritado com uma comparação do rival. Jones disse que a idade pode prejudicar o lutador e lembrou um episódio em que seu empresário - de idade semelhante à de Rashad - reclamou de não suportar seus pés após um jogo de basquete.

“Estou sendo insultado. Você não pode me comparer fisicamente a Malki Kawa”, afirmou o ex-campeão, trocando sorrisos com o oponente. “É verdade, minha culpa, eu exagerei”, respondeu Jones.