Topo

MMA


Sem modéstia, Jones diz 'estudar' astros como Jordan e Ali para ser ícone do esporte

Jon Jones e Rashad Evans se encaram após a coletiva do UFC 145, em Atlanta - Reprodução
Jon Jones e Rashad Evans se encaram após a coletiva do UFC 145, em Atlanta Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/04/2012 11h00

Jon Jones tem apenas 24 anos, mas já provou seu valor no MMA, com uma carreira que evoluiu rapidamente até o título dos meio-pesados, uma das categorias mais duras do UFC. Mas não é o bastante. O norte-americano põe como meta se tornar um ícone do esporte, no nível do que Michael Jordan representou para o basquete, ou Muhammad Ali para o boxe, e afirma que estuda para cumprir o objetivo.

Sem nenhuma modéstia - e, para alguns com certa arrogância - Jones afirma que observa os seus ídolos para tentar trilhar um caminho que o leve a ser considerado uma lenda.

“Algumas pessoas ficam bravas quando falo disso. Mas são comparações que a mídia e os torcedores dizem. Nunca disse que sou Muhammad Ali, ou que sou Michael Jordan. Mas sou fã deles, adoro grandes atletas”, explica o campeão, que enfrenta neste sábado Rashad Evans em sua terceira defesa de cinturão.

“Eu gosto de gente como Ali, Jordan, Anderson Silva. Eu os estudo. Tento ver o que os faz serem tão grandes. Todos mostram uma grande confiança, são pessoas com a parte mental muito forte. Então, é isso que trabalho. Quero ser essa pessoa forte, apesar de muitos não gostarem de como aparendo”, adicionou.

Desde a oportunidade de tomar o cinturão de Maurício Shogun, em março de 2011, Jones passou a receber grandes comparações, boa parte delas baseada em seu estilo de luta excêntrico e na sua aura de absoluta confiança dentro e fora do octógono.

Apesar de se mostrar certo de suas ações, Jones demonstra que isso também é fruto de uma cobrança muito forte consigo mesmo.

“Quando eu ouço essas comparações, isso me faz pensar que se eu não me tornar um ícone de verdade, como eles, será por minha própria culpa, por erros meus. Mas me vejo no caminho certo” diz o lutador. “Tenho muito a fazer, não existe um manual para ser um astro do esporte e todos gostarem de você.”

O UFC 145 acontece neste sábado, em Atlanta (EUA), e tem o duelo entre Jon Jones e Rashad Evans como luta principal. A programação começa às 19h (de Brasília).