Topo

MMA


Frank Mir diz que Cigano só 'golpeia e foge' e aposta em vitória na luta de chão

Frank Mir provocou novamente Cigano: "ele não tem chance de vencer se a luta for para o chão" - Divulgação
Frank Mir provocou novamente Cigano: 'ele não tem chance de vencer se a luta for para o chão' Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/05/2012 18h00

Frank Mir segue provocando Júnior Cigano e mostrando confiança em voltar a ser campeão do UFC. O norte-americano, desafiante contra o atual detentor do cinturão no UFC 146, no dia 26 de maio, afirmou que espera colocar o brasileiro em apuros apostando na luta de chão. Mir admitiu que o boxe do brasileiro é o melhore da categoria, mas disse que ele apenas “golpeia e foge”.

“Vou enfrentar um cara que construiu sua carreira toda em não ir para o chão. Ele é um tipo de lutador que só golpeia e foge”, acusou o ex-campeão dos pesos pesados, ao MMA Fighting.

“Não acho que isso seja um segredo: ele não tem chance de vencer esta luta se ela for para o chão”, adicionou, confiante. “Ele não quer ser agarrado e jogado no chão. Não vai querer enfrentar esta batalha. Se fosse capaz disso, provavelmente já teríamos visto ele fazendo algo assim. Ele terá de se manter onde é melhor, e sabemos que Júnior é o melhor boxeador entre os pesos pesados.”

Cigano é cria de Luiz Dórea, técnico que iniciou no boxe e levou Acelino Freitas, o Popó, ao cinturão mundial. O catarinense, que só tem uma derrota na carreira, anterior ao UFC, iniciou a vida como lutador no jiu-jítsu, mas se encontrou com os punhos.

A combinação de força e velocidade é rara nos pesos pesados, e Cain Velásquez sentiu isso na pele com o nocaute em um minuto em novembro passado, quando Cigano conquistou o título. Para Mir, Velásquez é mais completo. O norte-americano seria seu rival original no UFC 146, mas ele foi promovido após o doping de Alistair Overeem.

“Velásquez é um excelente wrestler e boxeador. É completo. Cigano tem as mãos mais velozes, mas não é tão multi-facetado quanto ele”, analisou Mir, campeão em duas ocasiões no UFC: em 2004 e 2008. O norte-americano vem de vitória sobre Rodrigo Minotauro, quando finalizou o baiano e fraturou seu braço com uma kimura.