Topo

MMA


Após ir a 168 edições, doença faz chefão perder seu primeiro UFC em 11 anos

Dana White sofre com uma síndrome que prejudica a audição e o equilíbrio - Júlio César Guimarães/UOL
Dana White sofre com uma síndrome que prejudica a audição e o equilíbrio Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 14h44

Dana White se tornou mais que o presidente do UFC. Ele é uma imagem marcante da organização, sempre tomando a frente dos assuntos relacionados ao evento. Nesta terça-feira, sua ausência surpreendeu durante a disputa do UFC realizado em Fairfax, nos EUA. O norte-americano acompanhou todas as 168 edições realizadas nos últimos 11 anos em que esteve no cargo, segundo o MMA Junkie, mas viu sua “marca” ser encerrada devido a uma doença que o fará passar por cirurgia.

Dana White sofre com a síndrome de Meniere, um problema que afeta a audição e causa vertigens. A causa é desconhecida, mas se acredita que a síndrome ocorre devido ao crescimento da produção de fluidos dentro do ouvido, uma parte do corpo importante no equilíbrio.

O problema se manifesta há alguns meses. Dana White afirmou ao UOL Esporte, em janeiro, que os problemas de equilíbrio o deixaram à base de injeções e colocaram em risco sua vinda ao Rio para o UFC 142. Ainda assim, ele conseguiu participar do evento, no qual José Aldo venceu Chad Mendes.

A rotina do chefão do Ultimate não é das mais leves. Dana costuma ir a todos os eventos da organização, participando também da maioria das pesagens e coletivas de imprensa realizadas. Com o aumento do número de edições, ele passou a diminuir o ritmo, mesmo viajando para lugares tão diferentes como Brasil, Japão, Austrália e Reino Unido em poucas semanas.

Apesar da ausência, Dana esteve ligado no UFC desta terça pelo Twitter. Com 2 milhões de seguidores, o dirigente aproveitou para responder aos fãs e dar seus pitacos - criticou, por exemplo, a derrota por pontos de Fabio Maldonado contra Igor Prokrajac.

“Hoje, pela primeira vez na história estou sentando meu traseiro em minha casa para assistir às lutas”, disse ele, que ainda criticou o próprio UFC e a transmissora do evento, por não transmitir toda a entrada dos lutadores. “Odeio perder a entrada dos atletas. Conserte isso, UFC!”

Dana White agendou para esta quarta-feira uma cirurgia para tentar eliminar os efeitos deste mal. O dirigente tenta se recuperar a tempo do UFC 146, no dia 26, que terá Júnior Cigano colocando o cinturão dos pesos pesados em jogo contra Frank Mir.