Topo

MMA


Revelação tardia, Glover finaliza em 2min em sua estreia no UFC; Edson e Diego perdem

Maurício Dehò e Jorge Corrêa

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

26/05/2012 20h26

O brasileiro Glover Teixeira demorou a poder entrar no UFC, mas quando o fez, neste sábado, mostrou garra para vencer rapidamente. Diante de Kyle Kingsbury, ele abriu a noite brasileira com vitória no UFC 146. Glover conseguiu a finalização em apenas 1min53s. Já o fluminense Edson Barboza perdeu sua invencibilidade no MMA, depois de uma vitória memorável com um chutaço no UFC Rio, e o campeão do TUF Diego Brandão fechou o card preliminar também com mais um revés brasileiro.

Glover acabou sendo o destaque verde-amarelo no começo de noite, com o detalhe interessante de ter em seu corner dois grandes veteranos do MMA brasileiro: Marco Ruas e Pedro Rizzo. Ao soar do gongo, Glover já mostrou a que veio.

O brasileiro partiu rapidamente para a trocação, surpreendendo Kingsbury com potentes socos que balançaram o rival e o levaram ao chão. No solo, Glover continuou o castigo e no momento certo achou a abertura para estrangular o rival, que apagou com o katagatame.

"Só estou feliz de estar aqui, ter este grande corner e conseguir esta vitória. Consegui meu green card, e agora vou ficar para sempre", comemorou ele.

RING GIRL É DETIDA MAS VAI AO UFC 146

  • Josh Hedges/Getty Images

    a ring girl predileta dos fãs de MMA foi detida no período da manhã por violência doméstica, segundo o site norte-americano TMZ, especializado em celebridades.

Glover Teixeira chega ao UFC como uma promessa tardia, já com 32 anos. Apesar de seu bom cartel, ele teve dificuldades de entrar na organização devido a um problema de visto. Ele foi imigrante ilegal nos Estados Unidos e só neste ano conseguiu legalizar sua situação. Até esta luta, seu cartel totalizava apenas duas derrotas, com uma série invicta que agora é de 16 combates, desde que venceu Carlton Jones em 2006.

Edson Barboza perde invencibilidade

Uma das grandes esperanças do Brasil na categoria leve, Edson Barboza perdeu sua invencibilidade no MMA, após dez vitórias. Vindo de um triunfo com um chute de cinema no UFC 142, no Rio, ele acabou nocauteado pelo ex-campeão do WEC Jamie Varner.

O brasileiro conseguiu bons chutes, mas se deixou atingir por muitos socos de Varner ainda no primeiro round. A potência dos golpes do norte-americano balançaram o brasileiro, que viu a derrota vir no ground and pound, quando o árbitro foi obrigado a encerrar o confronto. "Edson Barboza era um monstro na minha mente. Estou muito feliz com minha performance", elogiou Warner.

Campeão do TUF, Brandão perde 'gás' e é derrotado

Vencedor do TUF 14, Diego fez seu primeiro combate desde a conquista, no fim de 2011, contra Darren Elkins. O manauara começou a luta sendo jogado no chão, mas logo conseguiu uma bela raspagem. Elkins tentou o troco pegando o braço do brasileiro, que fugiu da finalização. Com uma potente joelhada, foi a vez de Diego levar seu rival ao solo e castigar no ground and pound, o que se repetiu em seguida e acabou sendo a tônica do primeiro assalto. 

O segundo round foi mais frio, com o norte-americano tomando a liderança das ações e ficando perto de um nocaute no ground and pound. No terceiro giro, mais uma vez Brandão mostrou ter ficado sem fôlego e acabou ficando por baixo no chão, dificultando suas ações. A reação veio no fim do round, mas foi insuficiente. Os árbitros laterais deram a vitória por pontos ao norte-americano.

A luta de abertura da noite teve uma mistura de briga franca com a amostras de boa técnica de chão. O ex-campeão do WEC Mike Brown encarou o duro Daniel Pineda e no segundo assalto o clima esquentou, com bons momentos na trocação e Brown mostrando muita habilidade na hora de quedar e controlar o rival no solo.

A surpresa veio no fim do terceiro assalto, quando Pineda conseguiu passar para as costas do ex-campeão do WEC e castigou Brown, ficando perto de uma finalização. Na mão dos jurados, a decisão foi unânime para Brown (triplo 29-28), levantando algumas vaias da torcida.

Quem levantou os norte-americanos foi um britânico: Dan Hardy. Ainda no primeiro assalto ele acertou um belo cruzado de esqueda em Duane Ludwig e só precisou confirmar o resultado no ground and pound para conquistar mais uma vitória na categoria meio-médio.

Outro preferido da galera, Jason Miller abusou das gracinhas e fez até um "cafuné" em seu rival durante a luta. O combate na categoria médio foi uma guerra, com ambos os lutadores balançando ao tomarem golpes, mas uma amostra de grande resistência. CB Dollaway acabou ganhando vantagem nas quedas e em controlar o rival no chão. A falta de movimentação no solo causou diversas vaias, mas rendeu a vitória a Dollaway.