Topo

MMA


Tito fala em 'missão cumprida' em sua última coletiva e pode virar comentarista

Jorge Corrêa e Rafael Krieger

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

05/07/2012 16h25

Maior campeão da história dos meio-pesados do UFC, o norte-americano Tito Ortiz fez a sua última entrevista coletiva pré-luta nesta quinta-feira, dois dias antes de seu combate final contra Forrest Griffin, e negou qualquer chance de voltar atrás em sua decisão de se aposentar. Mas admitiu que será difícil se afastar totalmente do esporte.

"Por 15 anos, sacrifiquei meu corpo, minha mente e a minha convivência com a família. Já fiz o que tinha que fazer", declarou Tito, que pretende tirar um tempo de férias após sua última luta, mas depois deve voltar a trabalhar com o UFC, desta vez como comentarista de TV.

"A ESPN me ofereceu um trabalho como comentarista, tenho outras ofertas também. Vou continuar trabalhando. Ainda ternho milhares de fãs e vou seguir me dedicando a eles", revelou Tito, que vai entrar no hall da fama do UFC no sábado, antes da luta, a terceira contra Griffin.

"Isso me deixa muito agradecido, mostra aos meus fãs que meu trabalho foi reccompensado. Mas o mais importante agora é entrar na jaula e lutar como sei que posso lutar. Tudo o que está na minha mente é a vitória. Essa era a luta que eu queria, fiz tudo o que tinha que fazer, estou empolgado e focado. Quero lutar com caras assim, nao quero fugir dos melhores", comentou.

"Agora quero aproveitar um pouco, foram 15 anos de privações e sacrifício, não quero ser o pai que eu tiove, sempre ausente, por causa das drogas. Tinha três opções na vida: morte, prisão ou onde estou agora. provei que os latinos podem ter sucesso. Acho que minha missão está cumprida", completou Tito.

Seu adversário Forrest Griffin chegou a dizer que se aposentaria da vida se perdesse para Tito, e não retirou a declaração. Mas, sobre encerrar a carreira, ele pensa que ainda é cedo: "Agora, seria como falar em suicídio. Realmente gosto do que faço e o mais frustrante é querer e não poder ser o melhor. Gosto de treinar para as lutas, preciso fazer isso", disse o lutador, provocado com gritos de "run, Forrest, run" pela plateia a favor de Ortiz, que relembrou a derrota do lutador para Anderson Silva, quando ele "fugiu" do octógono após ser nocauteado.