Topo

MMA


Tito Ortiz se despede do UFC com derrota para Forrest Griffin, que sai vaiado

Jorge Corrêa e Rafael Krieger

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

08/07/2012 01h07

Maior campeão da história dos meio-pesados do UFC, o norte-americano Tito Ortiz se despediu dos octógonos neste sábado, na penúltima luta do UFC 148 em Las Vegas. Diante de Forrest Griffin, um de seus maiores rivais, o novo integrante do Hall da Fama perdeu por decisão unânime dos juízes. 

Enquanto Tito saudava o público, Forrest Griffin deixou o octógono mesmo antes do anúncio dos juízes. Depois, voltou e acabou sendo anunciado como vencedor. A torcida vaiou muito o resultado. 

Apoiado pela torcida, Tito começou com um ritmo intenso, dominando o centro do octógono e acertando alguns jabs. Conseguiu uma queda logo no primeiro minuto e teve a chance de montar no oponente, mas acabou se cansando. Forrest se recuperou a partir da metade do round e os lutadores diminuíram o ritmo. 

No segundo round, Tito acertou um bom cruzado de direita e balançou Griffin. O público explodiu, mas Forrest resistiu e os dois partiram para a trocação franca, fazendo um combate muito movimentado. Mas, apesar do grande número de golpes, nenhum deles já parecia ter gás para juntar forças e buscar o nocaute. 

Tito arriscou e derrubou Griffin nos dez segundos finais, mas acabou ficando em posição desfavorável e levou uma série de marretadas na cabeça logo antes do fim do assalto.  Forrest continuou apostando na trocação, mas Tito acertou um bom contragolpe e conseguiu uma queda importante faltando três minutos para o fim da luta. 

Com o corpo sobre o adversário, Tito fez de tudo para manter o domínio no chão, mas não teve fôlego para pressionar por mais de dois minutos. Mesmo exaustos no fim da luta, os dois mostraram raça e não pararam de atacar. Mas Forrest acertou mais golpes e levou por 29-28, 29-28, 29-28.

Após confirmada sua vitória, Griffin quebrou o protocolo e proporcionou uma cena inusitada no octógono. Ele pegou o microfone das mãos de Joe Rogan e entrevistou Tito Ortiz para delírio do público.