Topo

MMA


Criticado por Dana, Jason promete show no UFC Rio e faz lobby para ir ao BBB

Conhecido pela máscara de Jason, cearense agora representa o Fortaleza - Divulgação
Conhecido pela máscara de Jason, cearense agora representa o Fortaleza Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

09/10/2012 12h00

Campeão dos pesos penas do TUF Brasil, Rony “Jason” Mariano volta pela primeira vez ao octógono no próximo sábado (13), no UFC Rio 3. Agora um contratado do clube de futebol Fortaleza, o pupilo de Minotauro terá a missão de fazer os olhos do presidente Dana White brilharem após as duras críticas por sua atuação fria na final do torneio. Preparado para encerrar o combate no primeiro round, ele quer aproveitar para se destacar e deixar em alta seu lobby para participar de outro reality show, o Big Brother Brasil.

Apesar do título do TUF, o “mascarado” Jason não teve seu desempenho aprovado por Dana White, que chegou a dizer que os lutadores estavam se sentindo como astros por virarem estrelas de TV. Ele venceu por pontos Godofredo Pepey e agora quer voltar a finalizar lutas no primeiro round, a começar pelo rival deste UFC carioca, o norte-americano Sam Sicilia.

“Quando eu ataco demais, também me exponho demais. Contra o Pepey, eu precisava me controlar, tanto que ele quase me finalizou. Não me chateei com as críticas (do Dana White), eu tento transformar em algo positivo”, se defendeu o cearense.

Lutar ao lado do 'patrão' Minotauro vira inspiração


Rony Jason tem uma emoção especial com o UFC Rio, já que o evento marca a chance de ele lutar ao lado de um de seus principais mestres, Rodrigo Minotauro. O cearense treina na Team Nogueira, e viu o veterano ser escalado de última hora, devido às lesões nas lutas principais do card carioca. ?Foi uma notícia muito legal, desde a época do Pride eu assistia a ele e me espelhava. Estar no mesmo vestiário que ele, me preparar do seu lado, não vai ter preço?, afirmou ele.

“Mas desta vez eu espero que seja uma guerra e não passe do primeiro round. Quero manter minha porcentagem alta de finalizações no primeiro round. O Sicilia é explosivo, tem a mão dura e bom wrestling. Ele vem para a morte e eu também vou”, acrescentou ele.

O lobby pelo BBB

Com uma vitória neste card de outubro, Jason sabe que dificilmente retornaria ao octógono ainda em 2012. Com o tempo livre, ele não descarta colocar em prática o que sugeriu recentemente no seu Twitter, que é participar do BBB.

“Cara, deu uma dor de cabeça danada isso aí”, riu o lutador. “A gente estava brincando que o TUF foram semanas em uma casa cheia de homens e que ia ser fera ficar no BBB, com mulheres, festas... Eu coloquei isso no Twitter, e a galera abraçou a causa. Muita gente achou que eu estava perdendo o foco na minha luta, então parei de tuitar sobre isso.”

Apesar de ter deixado o assunto de lado por um tempo, Jason não esconde a vontade. “Como não luto mais no UFC deste ano, daria para participar no começo de 2013. Mas teria que ver com o chefe, se o Dana White liberasse, eu iria sim. Mas em primeiro de tudo vem o UFC”, defendeu ele.

Jason também falou das dificuldades do confinamento, mas disse que, se levou com tranquilidade o tempo afastado da “civilização” no TUF, não seria diferente em uma possível ida ao BBB.

“É tranquilo para mim. Todo o esforço tem uma recompensa. Tudo que passei na casa do TUF recompensou aqui fora. Hoje tem crianças que se espelham em mim. Se fosse BBB, seriam três meses de sofrimento, mas eu seria a mesma pessoa e tenho certeza de que colheria novos frutos. A diferença é que eu não precisaria sair batendo em ninguém... Eu acho! (risos)”, completou o bem-humorado lutador.