Topo

MMA


Erick culpa corte de 9 kg em três dias por falta de gás e revés, mas promete voltar

Capixaba Erick Silva, de 28 anos, lamenta derrota para Jon Fitch no UFC Rio 3 - UFC/Divulgação
Capixaba Erick Silva, de 28 anos, lamenta derrota para Jon Fitch no UFC Rio 3 Imagem: UFC/Divulgação

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/10/2012 10h00

Cotado como uma das grandes sensações do Brasil nos octógonos, o brasileiro Erick Silva tinha um teste de fogo no UFC Rio 3, e acabou perdendo. Contra Jon Fitch, ele fez a luta que levou o bônus de melhor da noite, mas quase não durou até o fim do combate. Para ele, o corte de peso não foi levado da melhor forma e prejudicou sua resistência.

  • Anderson cumpre favoritismo, brinca com Bonnar e completa show com nocaute no UFC Rio 3

  • De olho em GSP e Rio-2016, Anderson foge de Jones, mas Dana promete bolada para luta sair

Na quarta-feira, dia do treino aberto do UFC, Erick havia revelado que estava 9 kg acima do limite dos meio-médios, de 77 kg. Isto com três dias para a pesagem. Ele subiu na balança com peso dentro do estabelecido, mas sofreu posteriormente.

Contra Fitch, Erick fez dois rounds muito disputados e cheios de reviravoltas e chances de finalização. No terceiro assalto, o brasileiro não teve resistência, sofreu uma queda e foi severamente castigado, ficando perto de ver o árbitro interromper o duelo.

“Uma coisa que eu errei foi na perda de peso, eu deixei para perder muito peso em pouco tempo. Por causa deste erro que cometi, acho que perdi força no terceiro round. Eu usei toda a minha força para finalizar antes, e acabou o gás no ultimo”, disse ele.

“No segundo round eu fui com tudo, na hora do mata-leão, apertei com toda a minha força, mas mérito para ele, que defendeu bem. Realmente senti um pouco quando quase fui finalizado, e no terceiro round eu levei golpes que me deixaram tonto, mas liguei o automático e tentei o máximo resistir, para o juiz não parar a luta”, explicou ele, que sequer se lembra dos últimos minutos de disputa.

"Mas eu vou voltar ainda mais forte depois desta luta", prometeu Erick Silva.

Dana White falou sobre o combate, e elogiou a luta, que rendeu prêmio de R$ 140 mil para cada lutador. “Erick tinha muita pressão por lutar em seu país e pegar um cara como Fitch. A luta foi uma guerra e por isso foi escolhida a melhor da noite”, afirmou o presidente do UFC.