Topo

MMA


Dana White ataca Lyoto e críticos de Sonnen: 'todos se recusaram a encarar Jones'

Dana  explicou a escolha de Sonnen para ser técnico no TUF 17, nos EUA - Júlio César Guimarães/UOL
Dana explicou a escolha de Sonnen para ser técnico no TUF 17, nos EUA Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 18h42

A escolha de Chael Sonnen como próximo rival de Jon Jones repercutiu com força entre os possíveis rivais do campeão dos meio-pesados. Lyoto Machida e Dan Henderson puxaram a fila dos críticos, mas foram respondidos rapidamente pelo presidente do UFC, Dana White.

“Quem está reclamando agora recusou esta luta antes. Eles se negaram a lutar com Jon Jones. É bem simples”, atacou o dirigente, em teleconferência nesta quarta-feira, junto aos próximos técnicos do reality show The Ultimate Fighter, nos EUA.

O Ultimate anunciou na terça-feira a escalação de Jones e Sonnen para o programa, que começa a ser filmado ainda este mês. Eles vão se enfrentar em abril, mas o casamento da luta causou polêmica, já que Sonnen não luta no meio-pesado desde 2005 e, para muitos, não tem cartel suficiente para ter uma chance pelo cinturão.

Dana White explicou que a definição dos nomes foi feita rapidamente, no início da semana. Jones lesionou o braço na vitória contra Vitor Belfort, em setembro, e descobriu há alguns dias que só poderá voltar ao octógono em abril. Devido ao longo tempo de inatividade, surgiu a oportunidade de ele filmar o TUF, em Las Vegas.

“Dan Henderson teve sua oportunidade e se lesionou. E agora é Jones quem está lesionado até abril. Todos os outros caras podem lutar: Lyoto, Shogun, Henderson, Rashad. Com isso, a categoria ficará em movimento e, depois, um deles enfrentará Jon Jones”, explicou White.

Questionado sobre a disparidade técnica entre eles e se a escolha foi apenas uma questão de audiência, Dana White foi político. “Eu não prevejo lutas. Em 13 anos, eu assisti a lutas surpreendentes. Ninguém sabe o que pode acontecer”, completou.