Topo

MMA


Sonnen promete pôr Jones no chão, mas campeão desdenha rival falastrão: "ele é finalizado toda hora"

Chael Sonnen carrega Brian Stann durante sua vitória por finalização no UFC 136 - UFC/Divulgação
Chael Sonnen carrega Brian Stann durante sua vitória por finalização no UFC 136 Imagem: UFC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 06h00

Conhecido por sua habilidade e técnica para finalizar e nocautear seus rivais, Jon Jones tem uma estatística defensiva que também impressiona: sua defesa de quedas, que permanece com número perfeito até aqui. Com o anúncio de que ele e Chael Sonnen se enfrentarão pelo UFC em abril de 2013, o campeão dos meio-pesados terá pela frente um lutador experiente no wrestling (luta olímpica) e cuja especialidade é exatamente esta: colocar para baixo para bater no ground and pound.

Tanto Jon Jones quanto Chael Sonnen são lutadores oriundos do wrestling. O desafiante, inclusive, é famoso por ter deixado Anderson Silva por cinco rounds com as costas no chão no UFC 117 - antes de ser finalizado pelo campeão - e promete ser o primeiro a derrubar Jones.

“Eu vou colocá-lo para baixo. Repetidamente”, prometeu enfaticamente Sonnen, que fará sua primeira luta como meio-pesado desde 2005 e o retorno desde o nocaute sofrido contra Anderson no UFC 148, em julho.

A declaração foi em uma teleconferência e Jon Jones riu do rival. Segundo o campeão, ser ou não derrubado não é uma preocupação.

“Se ele me derrubar, quem liga? Eu estou preparado para tudo, adoro wrestling e pratico todo dia. Não me vejo em perigo e sei que se ele me colocar para baixo vai me dar espaço. Ele é finalizado toda hora quando está por cima”, desdenhou Jones, que ainda assim mostrou respeito em relação ao combate.

“Perder para Sonnen não é uma opção. Vou treinar como se fosse o maior rival da minha vida”, afirmou o campeão.

Diferentemente do usual, em que as provocações são a tônica de seu discurso, Sonnen também teceu elogios ao seu rival.

“Jones é o melhor cara que já vi lutar. Na verdade, eu o colocaria logo abaixo de Randy Couture, mas seria uma questão de respeito. Ele tem técnicas que eu não faço a menor ideia do nome. Bom para Jones, mas olhe só: ele precisa de mim. Ele não venceu ninguém até que tenha me vencido”, provocou Sonnen.

“Eu já estive dos dois lados de uma surra, e ele não. Jones sempre foi dominante, mas enfrentou caras que tiveram medo de enfrentá-lo. Eu estou em melhor forma do que qualquer cara com quem ele já lutou”, concluiu o norte-americano.