Topo

MMA


Bonnar pega um ano de suspensão por doping em derrota para Anderson Silva no UFC Rio 3

Anderson tenta soco na luta principal do UFC Rio 3, contra Stephan Bonnar - AP Photo/Felipe Dana
Anderson tenta soco na luta principal do UFC Rio 3, contra Stephan Bonnar Imagem: AP Photo/Felipe Dana

Do UOL, em São Paulo

06/11/2012 18h38

Quatro dias depois de o flagrante ter sido revelado, o UFC anunciou que Stephan Bonnar está suspenso por um ano por ter sido pego no exame antidoping que fez  na derrota para Anderson Silva no UFC Rio 3, em 13 de outubro. Foi encontrado o anabolizante drostanolona em sua amostra de urina e agora ele só poderá voltar ao octógono em outubro de 2013.

O anuncio do gancho foi feito por Marc Ratner, responsável pelos testes no UFC, em entrevista ao site norte-americano MMA Fighting. Já Dave Heman, que foi finalizado por Rodrigo Minotauro, ainda não teve sua pena anunciada depois de ter sido flagrado no exame com o princípio ativo da maconha. No entanto, o dirigente explicou que sua pena deve ser mais amena que a de Bonnar.

Apesar dessa longa suspensão, ela não deve mudar muito a carreira de Stephan Bonnar. Isso porque, mesmo antes de o doping ter sido anunciado, ele já tinha dito que estava aposentado do MMA, que não iria mais atuar como lutador. Agora, se ele desistir da aposentadoria, como já fez anteriormente, só poderá fazê-lo a partir de 13 de outubro. O próprio já tinha assumido o doping no último sábado.

Esta é a segunda vez que o veterano é flagrado em antidoping, e novamente por anabolizantes. Na sua segunda luta contra Forrest Griffin, em 2006, foi encontrada a substância boldenona em seu organismo. Naquela ocasião, Bonnar admitiu o uso e disse que estava tentando acelerar a recuperação de uma lesão no cotovelo a tempo de enfrentar Griffin, seu maior rival - eles fizeram um combate emblemático e Bonnar foi vice-campeão do primeiro TUF. O lutador foi suspenso por nove meses.