Topo

MMA


Após apuros e revés na estreia, peso mosca brasileiro tenta 1ª vitória no UFC em Macau

Na estreia, brasileiro John Lineker "dormiu" ao ser finalizado por Louis Gaudinot  - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Na estreia, brasileiro John Lineker "dormiu" ao ser finalizado por Louis Gaudinot Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 06h00

O brasileiro John Lineker chegou ao UFC com a esperança de crescer rapidamente na nova categoria da organização, o peso mosca (até 56,7 kg). No entanto, a primeira experiência foi traumática. Ele enfrentou apuros antes do combate, uma vez que viajou sozinho por problemas de visto da sua equipe, e ainda foi derrotado. Superados os problemas, o paranaense tem sua segunda chance neste sábado e encara Yasuhiro Urushitani no UFC China (às 10h, de Brasília).

MAIS SOBRE O UFC NA CHINA

  • Estrela do 1º UFC China, ator de 40 anos descarta parar e mira revanche com Wanderlei

  • Em propaganda, Sonnen "ensina" fãs a acordarem cedo para ver o UFC na China

  • Acusação de roubo, mico na TV e namoro com brasileiro: conheça as ring girls do UFC China

Lineker está no card preliminar de Macau, e diz que agora se sente sem pressão para poder enfim mostrar seu potencial no octógono. Depois da derrota para Louis Gaudinot, em maio, o empresário Alex Davis, que estava cuidando de outros brasileiros no evento, contou os apuros pelos quais o peso mosca passou.

Ao blog Na Grade do MMA, Davis disse que encontrou Lineker sozinho, tentando se comunicar com os integrantes do UFC. “Tinha todo um trâmite, uma documentação para acertar com o UFC, então peguei e fiz tudo com ele. Também o levamos para treinar com o Toquinho e tudo mais. Como não tinha acompanhado a preparação dele, não o conhecia direito, não tinha como ajudá-lo muito a perder peso, ele fez tudo sozinho”, disse Davis.

Lineker acabou falhando na pesagem e ficou acima do permitido. Ainda assim, foi para o octógono e, mesmo derrotado, saiu com o bônus de luta da noite - apesar de quase perder a bolada e precisar de nova ajuda de Davis para poder embolsar a “bolada”.

Sem mais sustos, Lineker agora pôde focar apenas em seu rival. "Aprendi bastante com esta primeira luta e agora vou sem aquela pressão de estreia. Estou mais focado e tranquilo, sei que gostaram de mim na primeira apresentação. Mas agora venho melhor que antes", afirmou o lutador ao site oficial do UFC. 

O paranaense vinha de 13 vitórias antes de cair diante de Gaudinot, e vai enfrentar um veterano. Yasuhiro, de 36 anos, tem 19 vitórias, cinco derrotas e seis empates na carreira.

"Independentemente da forma que ele se apresentar, estou me preparando para fazer o meu jogo, para ser agressivo. Não sei como ele vem, mas posso garantir que eu quero muito essa vitória, vou com tudo para cima”, disse o brasileiro, que treina em sua cidade natal, Paranaguá, no Paraná.

O objetivo final é se aproximar de Demetrious Johnson, primeiro campeão da recém-criada divisão dos moscas. "Temos muitos caras bons nesta categoria. Por enquanto, acho que vai ser difícil alguém se manter por muito tempo como campeão. Demetrious é um cara bastante duro, mas muitos lutadores neste peso têm qualidade para pegar este cinturão, e sou um deles”, completou.