Topo

MMA


Paulo Thiago perde para coreano na China e se complica no UFC; Cung Le nocauteia Franklin

Dong Hyun Kim comemora vitória sobre Paulo Thiago no UFC China - Kin Cheung/AP
Dong Hyun Kim comemora vitória sobre Paulo Thiago no UFC China Imagem: Kin Cheung/AP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2012 14h09

Vindo de uma derrota em 42s, o brasiliense Paulo Thiago se complicou dentro do UFC. Na primeira edição do evento na China, o policial do Bope da capital federal levou uma surra do sul-coreano Dong Hyun Kim e acabou sendo derrotado por pontos, em decisão unânime dos juízes de cadeira.

Com mais esse resultado negativo, o Caveira fica em situação muito delicada dentro do Ultimate. Ele agora tem quatro derrotas em suas últimas cinco lutas e tem seu emprego em risco com essa série negativa. É grande a chance de ele ser demitido nos próximos dias.

Cung Le consegue grande nocaute
contra Rich Franklin na luta principal


Na luta principal noite, o único nocaute de todo o evento, mas valeu por qualquer outro que pudesse ter acontecido. Em uma luta entre veteranos, o vietnamita Cung Le - que divide sua carreira de lutador com a de ator profissional - surpreendeu o ex-campeão dos médios Rich Franklin em um dos mais belos nocautes deste ano no UFC.

A luta estava muito estudada, mas era o norte-americano que tomava a iniciativa, principalmente com sequências. Mas foi nessa que Le conseguiu o golpe derradeiro. Franklin partiu para um chute baixo, mas no contra-ataque, Cung acertou em cheio um cruzado, que derrubou Rich desacordado imediatamente com 2min17 de combate.

"Realmente foi o maior evento da minha vida. Agradeço a todos que me deram essa oportunidade. Não sei nem o que dizer sobre o que estou sentindo agora. Ele estava vindo para cima, não estava acertando meus chutes, então esperei ele jogar o soco e consegui acertar em cheio", explicou Cung Le após a luta.

Dong Hyun Kim não deu chances para Paulo Thiago durante todo o combate. Apostando em um jogo de quedas e mantendo a luta no chão, fez isso durante os 15 minutos de combate. O coreano não teve problemas para levar o combate para o chão e em pelo menos duas vezes esteve perto de finalizar Paulo Thiago.

Thiago Silva vira luta e finaliza búlgaro

Também em situação delicada no UFC, Thiago Silva conseguiu sair de uma situação complicada e venceu no UFC em Macau. Vindo de três derrotas em suas últimas cinco lutas - além de uma suspensão por ter corrompido um exame antidoping - o paulista levou um sufoco por dois rounds, mas finalizou o búlgaro Stanislav Nedkov a 1min45 do terceiro período.

O lutador da Bulgária mostrou desde o começo como queria o combate: levar para o clinch e encontrar as costas do brasileiro na grade. E ele conseguiu fazer isso nos 10 minutos iniciais da luta. Thiago não conseguia se defender dessa movimentação e no final do segundo período ainda levou um knock-down ao tomar um cruzado do rival.

Mas Silva se recuperou bem no round final. Mesmo aparentando estar bem cansado, acertou um direto que balançou Nedkov. Vendo o rival cambaleando, o derrubou e não teve problemas para aplicar o katagatame, finalizando a luta. Essa vitória deve dar uma sobrevida ao brasileiro no evento.

Lineker se recupera e vence a primeira no UFC

Após toda a confusão que envolveu sua estreia no UFC, quando perdeu para Louis Gaudinot em maio, o peso mosca brasileiro John Lineker conseguiu se recuperar no evento. Apesar dos sustos que levou no início do combate, o paranaense conseguiu se recuperar e venceu por pontos, em decisão unânime dos juízes, Yasuhiro Urushitani.

O japonês até começou melhor no combate, aproveitando sua maior envergadura. O brasileiro demorou a encontrar a distância. Mas depois que encontrou, dominou o combate. Perdeu o primeiro round – apesar do knock-down dado nos últimos segundos – mas reagiu logo no começo do segundo. Conseguiu derrubar Urushitani pelo menos duas vezes até o final da luta com seus cruzados de esquerda e por pouco não nocauteou. Mas foi o suficiente para conseguir o resultado positivo que deve manter seu emprego no UFC.