Topo

MMA


Após revés, Maldonado perde peso e quer teste em peso combinado para lutar no médio

Maldonado vem de derrota para Glover Teixeira, <BR>no UFC 153, quando foi castigado pelo rival - Felipe Dana/AP Photo
Maldonado vem de derrota para Glover Teixeira, <BR>no UFC 153, quando foi castigado pelo rival Imagem: Felipe Dana/AP Photo

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

22/11/2012 17h57

Fabio Maldonado é um lutador querido pelo UFC, pelas lutas cheias de emoção que proporciona. No entanto, três derrotas seguidas complicaram a sua vida na categoria meio-pesado. Em busca de um renascimento dentro da organização, o sorocabano está tentando perder peso para iniciar uma incursão na categoria médio.

A ideia de Maldonado é fazer um teste. De acordo com o lutador, seu empresário, Alex Davis, vai pedir um combate em peso combinado, para que o paulista possa ter ideia se conseguiria baixar da categoria de até 93 kg para até a de 84 kg.

“Falei hoje com meu empresário e vamos pedir ao Joe Silva (matchmaker do UFC) esta luta, para ver se me sinto bem. Seria um teste para ver se conseguiria mesmo ir para o médio”, explicou Maldonado. “Ainda não há nada certo, nem sabemos se vão aceitar, mas seria bom para mim.”

O processo é longo e sacrificante. O especialista em boxe normalmente pesa 101 kg, quando não está em fase mais intensa de treinos. Até o fim do ano, ele quer passar a cerca de 96 kg. Este número já lhe daria boas chances de fazer um combate pesando entre 88 e 90 kg.

“Mas a ideia é baixar e eu ficar por 92 kg por um mês. Aí sim eu poderia pedir para mudar de categoria e ir para a pesagem com 84 kg”, adicionou ele, que mede 1,85 m, baixo para a sua atual categoria.

No boxe profissional, Maldonado fez carreira no peso pesado e até hoje sustenta um cartel invicto, com 22 vitórias, sendo 21 por nocaute.

Fabio Maldonado sofreu um grande castigo no seu último combate, quando perdeu por decisão médica para Glover Teixeira, no UFC Rio. Ele teve de operar o nariz mas já se recuperou e voltou aos treinos, incluindo com mais ênfase o jiu-jítsu, para melhorar seu jogo de chão.  O sorocabano tem um cartel de 18 vitórias e seis derrotas no MMA - dentro do UFC, só teve um triunfo em quatro confrontos.