Topo

MMA


Campeão dos galos do UFC passará por nova cirurgia e 'obriga' brasileiro a defender cinturão

Dominick Cruz pode ficar de nove a doze meses ainda afastado do octógono do UFC - Eric Jamison/AP
Dominick Cruz pode ficar de nove a doze meses ainda afastado do octógono do UFC Imagem: Eric Jamison/AP

Do UOL, em São Paulo

03/12/2012 20h03

Os fãs do MMA terão de esperar mais um pouco para ver o campeão dos galos do UFC, Dominick Cruz, de volta ao octógono. Afastado das lutas desde maio, o americano passou na semana passada por uma segunda cirurgia no joelho para corrigir um problema no ligamento cruzado anterior, lesionado durante treino há cerca de sete meses.

O enxerto que foi realizado com o ligamento de um cadáver acabou 'rejeitado' pelo organismo do lutador e, por isso, teve de ser substituído na nova cirurgia a qual foi submetido. Com isso, Cruz, de 27 anos, pode ficar até mais um ano parado para se recuperar totalmente da lesão.

"Ele está chateado e decepcionado. Mas acho que ele está melhor agora.  Ele conversou com o médico, descobriu o que estava acontecendo e está se sentindo bem melhor agora", afirmou o técnico de Cruz, Eric Del Fierro, ao site MMAJunkie.

O problema do americano praticamente 'obriga' o brasileiro Renan Barão, atual detentor do cinturão interino da categoria, a fazer uma defesa de título. A tendência é que a próxima luta de Barão seja em março, contra Michael MacDonald, conforme adiantou o blog Na Grade do MMA, no dia 21 de novembro. 

Dedé Pederneiras, técnico e empresário do brasileiro, revelou na ocasião que o UFC inclusive já tinha o procurado para saber do interesse do lutador em fazer sua defesa de cinturão, devido ao longo tempo de afastamento de Dominick Cruz.