Topo

MMA


Campeão do UFC causa polêmica e deixa no ar se lutou com palito de dente na boca

Ben Henderson exibe palito ao comemorar sua vitória sobre Nate Diaz no UFC  - Jeff Chiu/AP
Ben Henderson exibe palito ao comemorar sua vitória sobre Nate Diaz no UFC Imagem: Jeff Chiu/AP

Do UOL, em São Paulo

09/12/2012 09h20

Campeão dos leves do UFC, o norte-americano Ben Henderson manteve o título neste sábado, em grande atuação diante do compatriota Nate Diaz. No entanto, seu combate pode ficar marcado por um fato bizarro. Depois da disputa, Henderson teve de responder uma questão polêmica: ele bateu Diaz com um palito de dente na boca?

Fotografias profissionais - como a que ilustra esta matéria - e reproduções de TV mostram alguns momentos em que o objeto está lá, no canto da boca de Henderson, logo ao final do duelo com Diaz. Mas ele preferiu deixar no ar se manteve o palito na boca durante os 25 minutos de combate.

MAIS SOBRE O UFC ON FOX 5

  • Shogun perde para sueco e desperdiça chance de disputar cinturão; Henderson mantém cinturão

  • Lesão de Hendo pode colocar sueco algoz de Shogun como próximo rival de Lyoto no UFC

“Eu não posso confirmar ou negar isso”, afirmou Henderson, quando questionado sobre o assunto. “Normalmente eu uso, sim. Eu fico com eles (palitos de dente) durante treinos, sparrings e até quando luto. É um hábito feio, mas que seja. Eu me dei bem assim até agora.”

O palito de dente na boca realmente é uma marca registrada de Henderson, seja descontraído assistindo a um evento do UFC em que não é uma das estrelas, ou dando entrevistas. Depois da primeira declaração, ele voltou atrás e negou tudo, talvez temendo uma punição posterior.

Dave Sholler, porta-voz do UFC que comandou a coletiva de imprensa pós-evento, falou do caso. “Para começar, ainda não sei se isso é sério ou piada. Mas tenho certeza de que a Comissão Atlética não ia querer um pedaço de madeira na boca dele (Henderson) durante a luta.”

Diaz, como sempre, foi mais monossilábico: “Não sei se ele o fez, mas é estranho”.

Henderson ainda deu mais uma declaração sobre o caso, mas sempre com um tom de mistério em suas palavras: “Na maior parte do tempo, eu realmente tenho um (palito) na minha boca. Mas, às vezes, não.”