Topo

MMA


Site elege Jon Jones o melhor lutador de 2012 e chute de brasileiro o nocaute do ano

Jon Jones comemora a vitória sobre Rashad Evans pelo cinturão dos meio-pesados - Getty Images
Jon Jones comemora a vitória sobre Rashad Evans pelo cinturão dos meio-pesados Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/01/2013 13h52

O site da ESPN norte-americana publicou nesta sexta-feira o resultado da eleição do melhor lutador de 2012, segundo seus comentaristas. O eleito foi Jon Jones, campeão dos meio-pesados do UFC após duas defesas de título no ano que passou. O nocaute do ano foi do brasileiro Edson Barboza, que acertou um chute rodado que apagou Terry Etim no UFC Rio 2.

“Mesmo em câmera lenta, a propulsão e a compostura do chute de Barboza são registradas. Você não vê uma execução perfeita como essa com frequência”, analisou o comentarista Chuck Mindenhall sobre o nocaute de Barboza.

Para justificar a escolha de Jon Jones como o melhor de 2012, o comentarista Franklin McNeil argumentou que “nenhum lutador provocou um impacto direto tão grande no MMA ou na promoção das suas lutas em 2012 quanto o campeão dos meio-pesados do UFC”.

O texto lembra que Jones defendeu seu título duas vezes, contra Rashad Evans e Vitor Belfort. E ressalta que campeões como Benson Henderson, Demetrious Johnson e Cain Velasquez também se destacaram. Anderson Silva, que venceu suas duas lutas em 2012, não foi mencionado, mas segue na liderança do ranking de lutadores da ESPN, logo à frente de “Bones”.

A melhor luta segundo o site norte-americano foi o primeiro combate entre Benson Henderson e Frankie Edgar pelo título dos leves, que o atual campeão “Bendo” levou por decisão unânime.  

Como melhor finalização, a chave de braço de Ronda Rousey sobre Miesha Tate na luta do título dos pesos galos do Strikeforce foi eleita como a melhor do ano. “A habilidade de Rousey em finalizar as adversárias rendeu um contrato com o UFC”, observou o comentarista Josh Gross.