Topo

MMA


Bonnar admite doping antes de revés para Spider: 'não achei que seria pego'

Anderson Silva leva a luta para o chão contra Stephan Bonnar, no UFC Rio 3 - EFE/Marcelo Sayão
Anderson Silva leva a luta para o chão contra Stephan Bonnar, no UFC Rio 3 Imagem: EFE/Marcelo Sayão

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 22h56

O norte-americano Stephan Bonnar quebrou o silêncio e se explicou pela primeira vez após ser pego em exame antidoping do UFC 153, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele foi derrotado pelo astro Anderson Silva, por nocaute. Segundo ele, o uso de substâncias para acelerar a recuperação de uma cirurgia, quando ainda não sabia do combate com o Spider, acabaram resultando no flagra.

Bonnar testou positivo em exame de urina para drostanolona, um esteroide. O lutador explicou ao MMA Fighting que estava usando uma substância para ajudar na recuperação de uma operação no joelho. Quando recebeu a notícia de última hora de que enfrentaria Anderson - o brasileiro entrou no card do UFC 153 devido à ausência de José Aldo, machucado - pensou que não tinha chances de que o esteroide fosse detectado.

“Acredite ou não, mas há usos terapêuticos para algumas substâncias que são banidas. Eu queria recuperar minha força. Eu estava fraco, meu corpo não parecia bom, minhas juntas não pareciam boas. Era meu objetivo”, disse ele, para completar. “Eu não sou estúpido. Claro que eu sabia que seria testado. Eu tinha três semanas para treinar, 16 kg para baixar e você acha que eu tomaria algo que soubesse que era detectável um mês depois?”

“Nunca lutaria se eu soubesse que havia alguma possibilidade dessa substância aparecer no teste. Eu finalmente tive a oportunidade que imploro por anos para ter. Eu achei que iria lá e faria uma luta melhor, mas essas coisas acontecem. É como se eu tivesse ido na casa do cara e cagado em seu carpete.  Isso me mata. Eu fiquei: ‘Dana, me dê esta oportunidade’, e depois faço isso. Estou muito arrependido.”

Bonnar completou falando que está certo da decisão de se aposentar - além disso, ele foi demitido sumariamente pelo Ultimate. “Eu ferrei tudo, vou colocar o rabo entre as pernas e deixar vocês por um tempo”, concluiu.

Stephan Bonnar é considerado um dos lutadores mais importantes na história do UFC, por ter feito um combate lendário na final do 1º TUF. Ele foi derrotado por pontos por Forrest Griffin, num duelo considerado um dos melhores de todos os tempos. Depois disso, ele não conseguiu deslanchar na carreira e considerou se aposentar antes de receber o convite para enfrentar Anderson em outubro de 2012, no Rio.