Topo

MMA


Brandão cumpre promessa, usa jiu-jítsu e finaliza no 1º round no UFC Suécia

Do UOL, em São Paulo

06/04/2013 15h56

O brasileiro Diego Brandão tem poder nos punhos e ficou conhecido por seus nocautes quando foi campeão do TUF 14, nos EUA. Neste sábado, no UFC Suécia, ele mostrou outra especialidade: o jiu-jítsu. Ele havia prometido apostar no jogo de chão contra o norte-americano Pablo Garza, e cumpriu, finalizando ainda no primeiro round com um katagatame.

O cearense, que é pupilo de Greg Jackson, técnico de Jon Jones, conseguiu uma importante vitória. Depois do TUF 14, ele foi derrotado no UFC 146 e se recuperou no Brasil, em outubro passado, com uma vitória por pontos. Agora, conseguiu seu segundo triunfo seguido, para embalar na categoria pena.

“O plano de jogo era usar o jiu-jítsu. Eu não queria trocar muito, queria levar para o meu jiu-jítsu”, disse Brandão, ainda no octógono.

Brandão já havia adiantado em entrevista ao  Na Grade do MMA que era esta sua estratégia: "Vou buscar mais meu jiu-jítsu, pois a trocação vira loteria em alguns momentos. Eu sempre quero ficar em pé, mas o Pablo é um cara que aceita bem a luta no chão. Então por que não entrar nessa? Vou buscar o jiu-jítsu mesmo", afirmou ele, antes da luta. Deu certo.

Depois de um começo de combate mais estudado, com os lutadores em pé, Brandão não tardou a levar o combate para o solo. O cearense conseguiu ganhar espaço rapidamente e encaixou um apertado katagatame. Garza ainda ficou alguns segundos lutando para não bater, mas deu os três tapinhas e desistiu.

Irlandês estreia no UFC com nocautaço em 1min

O irlandês Conor McGregor mostrou um belo cartão de visitas no card preliminar do UFC em Estocolmo. Há cinco anos como profissional, ele enfim chegou ao Ultimate, e mostrou a que veio. Contra Marcus Brimage, dos EUA, ele levou apenas um minuto para conquistar a 13ª vitória em seu cartel de 15 lutas.

McGregor não demorou a mostrar o poder de suas mãos. Com um upper, ele balançou Brimage, que ainda tentou se recuperar, tomou outro golpe e, no chão, acabou ficando sem ação no ground and pound.

Agora, McGregor tem nove vitórias consecutivas, nenhuma delas por pontos: ele teve uma finalização e oito nocautes, números impressionantes do peso pena.

Resultados completos do UFC Suécia:

Card principal
Meio-pesado: Gegard Mousasi (IRA) vence Ilir Latifi (SUE), por pontos
Leve: Ross Pearson (ING) vence Ryan Couture (EUA), por nocaute no 2º round
Pesado: Matt Mitrione (EUA) vence Phil de Fries (ING), por nocaute no 1º round
Galo: Brad Pickett (ING) vence Mike Easton (EUA), por pontos
Pena: Diego Brandão (BRA) vence Pablo Garza (EUA), por finalização no 1º round
Pena: Akira Corassani (SUE) vence Robbie Peralta (EUA), por pontos

Card preliminar
Leve: Reza Madadi (IRA) vence Michael Johnson (EUA), por finalização no 3º round
Médio: Tor Troéng (SUE) vence Adam Cella (EUA), por finalização no 1º round
Meio-médio: Adlan Amagov (CHC) vence Chris Spang (SUE), por pontos
Pena: Conor McGregor (IRL) vence Marcus Brimage (EUA), por nocaute no 1º round
Meio-médio: Ryan LaFlare (EUA) vence Ben Alloway (EUA), por pontos
Médio: Tom Lawlor (EUA) vence Michael Kuiper (EUA), por finalização no 2º round
Meio-médio: Papy Abedi (CON) vence Besam Yousef (SUE), por pontos