Belfort completa trinca de chutes de cinema no UFC e é exaltado como "demolidor"
O chute rodado de Vitor Belfort na cabeça de Luke Rockhold, no último sábado, no UFC Jaraguá, já é considerado "de cinema" e, sem dúvidas, ficará entre os mais marcantes golpes do ano no UFC. Porém, ele não é novidade, e é comparada a outros dois chutes na cabeça que fizeram história no MMA.
Belfort, aos 36 anos, mostrou em Santa Catarina que ressurgiu para o MMA. O nocaute veio no primeiro round, com o chute no queixo do rival. Rockhold caiu praticamente desacordado e ainda teve que aguentar mais dois golpes de Vitor, antes do árbitro parar a luta.
O movimento de Belfort foi bastante similar ao de Edson Barboza no UFC Rio 2, em 2012. Barboza, no dia 15 de janeiro daquele ano, levantou o público da HSBC Arena com um chute digno de filmes de Hollywood.
Usando sua experiência no muay thai, o brasileiro acertou a cabeça do inglês Terry Etim, que caiu paralisado no octógono, no terceiro round da luta. O chute levou o prêmio de nocaute no ano no "Oscar do MMA", o MMA Awards, entregue no começo deste ano.
O chute que completa a "trinca de cinema" foi protagonizado por Uriah Hall, o "Homem-Ambulância" do TUF 17 nos EUA. Em combate contra Adam Cella, Hall surpreendeu com um chute espetacular na cabeça do rival.
E era só a primeira luta do competidor na casa do programa. Cella caiu desacordado e teve que ir para um hospital. O golpe rendeu o prêmio de melhor nocaute do TUF para Hall - só que o americano perdeu a final, para a zebra Kelvim Gastelum.
A imprensa internacional também se surpreendeu com o espetacular chute de Belfort em Jaraguá. Na ESPN dos Estados Unidos, o golpe liderou o top 10 do programa com os principais fatos do esporte no dia.
O canal, aliás, deu a manchete de MMA em seu portal para Belfort, com o título "Continua a chutar". "Belfort nos lembra porque ele continua a ser um candidato ao cinturão dos médios ao derrubar Luke Rockhold com um demolidor chute rodado", escreveu o site.
Veja os três golpes nos vídeos abaixo:
Já o portal Yahoo colocou que o chute "será, com certeza, um dos principais e mais lembrados momentos do UFC pelos próximos anos", e fez a pergunta: "Será esse nocaute motivo para que Belfort volte a lutar pelo cinturão?" - lembrando que o dono o título na categoria é Anderson Silva.
O USA Today lembrou que Belfort é mais conhecido por seus golpes velozes com as mãos, e não com os pés. O jornal é outro que acredita que a vitória de Belfort deve colocá-lo para disputar o cinturão em pouco tempo.
Continuando o tópico cinturão, o Bleacher Report diz que a vitória de Belfort “causa problemas” na disputa pelo título. Como o brasileiro vem de vitória sobre Michael Bisping, para o portal ele seria o principal candidato no momento a encarar Anderson Silva, mas como já foi derrotado pelo melhor da modalidade anteriormente, acredita ser difícil que Silva aceita uma revanche.
O portal Sherdog é mais um que coloca Belfort como futuro candidato ao cinturão, e acredita que o Spider terá que aceitá-lo como desafiante novamente. "Espetacular", disse o site sobre Belfort.
Se depender da imprensa, Belfort entrará no octógono em seu próximo combate para tentar o cinturão. Basta saber quem sairá vencedor, em julho, da luta de Silva contra Chris Weidman, em Las Vegas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.