Topo

MMA


Erick Silva aposta em dieta e apoio do mestre Anderson por reação no UFC

Erick Silva estreou no UFC em 2011 com um nocaute fulminante, em apenas 40 segundos no Rio - UFC/Divulgação
Erick Silva estreou no UFC em 2011 com um nocaute fulminante, em apenas 40 segundos no Rio Imagem: UFC/Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

01/06/2013 06h00

O capixaba Erick Silva - muso do MMA em enquete promovida pelo UOL - é uma das esperanças da nova geração de lutadores brasileiros para brigar nas cabeças e até chegar ao cinturão do UFC. Mas o momento é mais modesto. Vindo de uma derrota no Rio de Janeiro, em outubro, o lutador busca reagir e retomar seu bom momento em Fortaleza. Ele encara Jason High apostando em uma dieta restrita para corrigir erros de seu último corte de peso e ganhou apoio dos companheiros, inclusive de seu mestre, Anderson Silva.

A derrota de Erick no Rio não foi das mais decepcionantes. Em um combate movimentado, fez a luta que ganhou o prêmio como a melhor da noite. Quase foi finalizado, mas também quase finalizou o veterano Jon Fitch. O detalhe é que o capixaba se sentiu fraco pela perda de peso muito próxima à pesagem, que tirou um pouco de sua energia.

"Quando você perde muito peso em cima da hora, fica debilitado. Como deixamos para perder em cima da hora, dificultou. Com três dias para o  evento, eu estava dez quilos acima", relembra ele, em entrevista ao UOL Esporte.

Com isso, a equipe e Erick apostaram numa dieta bem mais restritiva, apertando um pouco mais o meio-médio para que ele fique mais próximo dos 77 kg que pode apresentar na balança, na véspera do seu combate.

"Dessa vez eu mantive uma dieta a longo prazo. Comecei isso com três meses antes da luta, comendo coisas mais saudáveis e o percentual de gordura baixou", explicou ele, que evita pizza e sanduíches, por exemplo, e  que espera com ansiedade passar pelo combate para poder satisfazer o apetite.

Para Rogério Camões, preparador físico que trabalha com o capixaba, a preparação foi uma volta ao que deu certo nas primeiras lutas de Erick, como a vitória por nocaute sobre Luis Ramos, no UFC Rio 1, com apenas 40 segundos de luta.

"Nas duas primeiras no UFC ele foi muito bem. Sabíamos disso e temos de manter um padrão de peso para ele chegar bem à última semana", explica ele. "Na última, ele deixou ficar com o peso um pouco mais elevado e atrapalhou. Agora, a ideia é chegar já na segunda-feira com pouco mais de 80 kg e ele poder fazer um corte de peso mais suave, com menos sacrifício."

Erick ganha apoio de Spider mas diz: 'nunca desanimei'

Depois de uma derrota como a para Fitch, não faltaram conselheiros para Erick Silva. Mas o capixaba afirma que nunca perdeu a motivação.

"Todo mundo apoia, vem falar para não desanimar e tal. Mas nunca senti isso. Eu quero muito mais, o céu é o limite para mim", defende ele.

Erick é conhecido por ter servido de sparring e ser um pupilo de Anderson Silva. O campeão dos médios do UFC não deu conselhos específicos e preferiu dar sua contribuição agindo na academia. "O Anderson me ajudou muito mais nos treinos do que dando propriamente um conselho. É normal ter derrotas, até ele sofreu algumas antes de chegar ao topo."

Sobre o rival, Jason High, Erick espera ver um lutador com o foco no wrestling. Vindo do Strikeforce, o norte-americano costuma fazer um jogo de levar ao chão, pontuar e investir no  ground and pound. Algo semelhante ao que Jon Fitch tentou.  A atenção é para o fato de High ser canhoto, na defesa de quedas e nas levantadas.