Topo

MMA


Após cirurgias, equipe médica vê Minotauro no nível do Pride contra Werdum

Maurício Dehò

Do UOL, em Fortaleza

05/06/2013 12h00

Rodrigo Minotauro tem um histórico comparável ao de poucos no MMA. Mas todo o esforço também pediu muito do seu corpo, que nos últimos anos teve cirurgias no braço, quadril e joelho. O veterano campeão do UFC e Pride, hoje com 36 anos, sobe ao ringue neste sábado para comprovar que sua fase é de plenitude física. A equipe médica do baiano vê com otimismo sua preparação, chegando a compará-lo com seus tempos áureos.

É assim que vê a fisioterapeuta Ângela Côrtes, que acompanha Minotauro desde sua série de lesões antes do UFC Rio 1, que o deixaram sem andar e foram um obstáculo grande na carreira do lutador.

“O Rodrigo está em sua melhora fase. O Rodrigo chegou a um nível em que – não podemos falar igual – mas está muito semelhante ao que foi no Pride”, afirmou ela, ao UOL Esporte.

Mesmo depois de passar pela mesa de cirurgia tantas vezes, Ângela diz que o baiano não sofre mais com dores. “Não fazemos nenhum trabalho nesse sentido, apenas algo mais postural, mas sem incômodos”, adicionou a fisioterapeuta.

O médico Márcio Tannure prevê que Minotauro ainda possa contribuir por algum tempo dentro do octógono. “Ele fez um bom camp e está muito bem preparado. Todo lutador está sujeito a lesões. Se vai continuar muito tempo? Depende dele, da sua vontade, determinação. Mas acredito que ele ainda tenha um bom tempo de carreira”, analisou.

Peso pesado mais leve

O peso pesado tem a vantagem de não ter de bater peso para entrar no octógono – apenas atentando para não ficar acima dos 120 kg que são o máximo da categoria. Mas ainda assim Minotauro ficou de olho na balança. Ele está mais leve do que em seus últimos compromissos.

“Ele está com cerca de 105 kg, está uma maravilha. 100% focado e com muita disposição, está completo”, disse Ângela.

“O Rodrigo nunca deu preocupação com alimentação, ele sempre busca o saudável. Não bebe, evita fritura, não come muito doce. Então, é um conjunto de coisas que trouxe essa melhora na forma dele. Antes, estava mais lento por vir de lesão, fazia mais fisioterapia, mas agora é diferente”, completa, antes de concluir, sobre aposentadoria. “Quem para a pessoa é a própria pessoa. Com as condições que ele está hoje, acho que nem ele pode se parar (risos).”

Técnicos da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil 2, Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum se encaram neste sábado, em Fortaleza. O card preliminar começa às 17h45, e o principal às 21h (de Brasília). O Placar UOL acompanha todo o evento.

MINOTAURO FOI CUIDADO POR ÂNGELA QUANDO FRATUROU BRAÇO