Topo

MMA


Anderson Silva vira 'guru' dos astros de UFC de Fortaleza e vai até ao corner

Minotauro e Anderson Silva posam juntos antes do UFC Rio 3 - Reprodução/Twitter Minotauro
Minotauro e Anderson Silva posam juntos antes do UFC Rio 3 Imagem: Reprodução/Twitter Minotauro

Maurício Dehò

Do UOL, em Fortaleza

08/06/2013 13h00

Anderson Silva não subirá ao octógono no UFC de Fortaleza, neste sábado, que marca a final do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2. Mas sua presença será sentida, e muito. O campeão dos médios será uma espécie de “guru” para algumas das estrelas envolvidas nas principais lutas da noite. E mais, estará no córner de Rodrigo Minotauro, um amigo de longa data e companheiro de treinos.

Mas não é só Minotauro quem tem o apoio e ganhou dicas valiosas durante a preparação. Rafael Feijão também costuma treinar com o Spider e Erick Silva é pupilo de longa data do astro. Até o finalista do TUF, o jovem Patolino, que ainda não o conhece, espera colar no mestre Minotauro para pegar dicas de Anderson antes de seu combate.

“Com certeza eu vou perturbar o Anderson no sábado. Lógico, ele é o cara. Eu vou pedir umas dicas, uns macetes para conseguir me dar bem também”, brincou Patolino, que encara Léo Santos pelo título do reality show do UFC.

Rafael Feijão, ex-campeão do Strikeforce que estreia no UFC contra Thiago Silva, revelou que a presença de Anderson foi fundamental não só na sua preparação, mas na de Minotauro. O Spider também está em fase de treinos, já que pega Chris Weidman em julho.

“Nós estamos treinando juntos. Ele me deu vários toques, essa família Team Nogueira é muito unida e isso nos favorece muito. O Minotauro está um monstro, está numa fase muito boa e fez muitos sparings comigo e com o Anderson para enfrentar o Fabrício Werdum”, contou ele.

No caso de Erick Silva, sua volta de derrota para Jon Fitch, no UFC Rio 3, marca uma oportunidade de retomar um crescimento que vinha sendo rápido na sua carreira. Anderson não foi lhe falar sobre o valor da derrota, mas deu todo o apoio para quando o capixaba estiver em ação contra Jason High.

"O Anderson me ajudou muito mais nos treinos do que dando propriamente um conselho. É normal ter derrotas, até ele sofreu algumas antes de chegar ao topo”, explicou Erick.

A decisão de ir para o córner de Minotauro é uma retribuição de Anderson Silva aos momentos difíceis pelos quais passou e em que o baiano lhe ajudou. "O Minotauro foi a pessoa que sempre apoiou minha carreira, um dos responsáveis por eu ser campeão do UFC. Estou no Rio de Janeiro treinando para meu próximo desafio, mas nada mais justo do que eu parar alguns dias para ajudá-lo na luta contra o Fabrício Werdum”, disse o Spider, à revista Veja.

O TUF Brasil 2 Finale começa às 17h45 com a disputa do card preliminar em Fortaleza. O card principal está programado para as 21h, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL.