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Estafe vê imagem de Anderson Silva intacta: "seu caráter é admirável"

Anderson Silva narrou derrota como cenário ideal para sábado - Reprodução
Anderson Silva narrou derrota como cenário ideal para sábado Imagem: Reprodução

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

11/07/2013 06h00

A polêmica derrota para Chris Weidman no último sábado, que custou o cinturão dos médios do UFC, não arranha a visão das pessoas sobre Anderson Silva e nem sua história no esporte, diz o estafe responsável pelo gerenciamento da imagem do atleta.

A 9ine Sports Enterteniment, agência que cuida de atividades como captação de patrocínio, relações públicas e ações digitais do lutador, respondeu ao UOL Esporte questionamento sobre possíveis mudanças de estratégia em função da derrota e disse que nada será modificado.

Anderson Silva teve questionado por fãs, especialistas e até lutadores do UFC o excesso de confiança na luta com Weidman pelo exagero na já tradicional forma de lutar com a guarda baixa.

A 9ine diz acreditar que o público entenderá que não houve excesso, exagero nas provocações ou desrespeito ao americano Weidman.

“O Anderson é um grande atleta, um ídolo nacional. O seu talento e sua história são inquestionáveis. Em qualquer esporte a vitória e a derrota andam lado a lado, faz parte do jogo. Como em todas as outras lutas de sua carreira, Spider se preparou ao lado de sua equipe técnica para a vitória. Infelizmente, dessa vez, não deu. Foram seis anos e nove meses como campeão dos pesos médios, o maior reinado da história do UFC (Ultimate Fighting Championship)”, respondeu a 9ine.

“Sua história está escrita. Ele usou sua tática de luta. É seu estilo. Neste último sábado, dia 6 de julho, seu adversário foi rápido e conseguiu a vitória. O que, de maneira alguma, vai apagar tudo que foi feito até agora. O Anderson tem uma história muito sólida no esporte. As pessoas vão entender que essa é sua tática de luta e que ele nunca quis desrespeitar seu adversário ou seu público”, continuou.

A agência responsável pelo uso da imagem do ex-campeão ainda disse não saber sobre uma eventual aposentadoria do atleta de 38 anos e reiterou que a imagem do campeão é bem vista perante o público.

“Os dados de contrato são sigilosos e precisam ser tratados diretamente com o UFC. Anderson tem a sua história, a sua bela e inquestionável carreira. Além do grande atleta, do ídolo para o esporte e para o Brasil, o seu caráter é admirável. Um homem que representa nosso país muito bem, não só pelo profissional diferenciado, mas pelos seus valores. Toda marca quer estar ao lado de um atleta e uma pessoa como ele.”

Patrocinador

O UOL Esporte procurou também alguns patrocinadores do atleta para saber sobre a repercussão da imagem do atleta depois da derrota para Weidman.

A rede de fast-food americana Burger King, principal patrocinadora do atleta, disse via comunicado que nada muda.

”O Burger King do Brasil informa que no momento não prevê ajustes no formato de parceria que mantém com o lutador Anderson Silva.  Atualmente, todos os contratos com o lutador são firmados por luta e intermediados pela 9ine, agência que gerencia o atleta. O Burger King não divulga detalhes de suas negociações, mas continua a acreditar na força do UFC, esporte que conquistou os brasileiros e tem se transformado em uma grande paixão nacional.”

OPINIÃO: ERICH BETING, BLOGUEIRO DO UOL

  • “Essa derrota interfere na imagem porque o torna vulnerável, e da maneira como foi, pela atitude, a sensação que se dá é que ele foi muito desleixado na visão leiga. E por conta disso acabou que ele teve uma imagem arranhada. O que eu acho que pode vir acontecer é que se use menos a imagem dele em campanhas publicitárias. Mas isso não significa deixar de patrociná-lo. Mas perder patrocínio é difícil. Pra se quebrar um contrato com patrocinador tem que acontecer algo muito grave. A derrota dele faz parte do esporte. Não faz sentido desistir do cara porque ele perdeu. Isso faz parte do esporte. O grande ponto é o comportamento que pode ter diminuído a eficiência dele como garoto propaganda. Só dá pra medir mais pra frente”