Topo

MMA


Técnico defende Aldo e ataca Pettis: 'não se machucou p... nenhuma'

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 15h00

O técnico Dedé Pederneiras não gostou das críticas feitas em direção a José Aldo, apesar da vitória na superação, com o pé quebrado, contra o Zumbi Coreano Chan Sung Jung. O comandante da Nova União defendeu o pupilo em uma carta aberta e, em um programa de rádio, atacou Anthony Pettis, que seria o rival original no UFC Rio 4.

Sobre a lesão de Anthony Pettis, que machucou o joelho com cerca de um mês para a luta no Rio, deixou o card, mas conseguiu ser colocado para enfrentar Ben Henderson pelo cinturão dos leves, Dedé não teve papas na língua.

“Eu rezo para que o Anthony Pettis ganhe o cinturão nos leves e cumpra o que falou de lutar entre os penas, largando o cinturão e vindo pegar o Aldo na categoria dele. Para mim, ele não machucou p... nenhuma. Ele viu que não ia bater o peso, que não era fácil como ele pensava”, disse Dedé, ao “Mundo das Lutas”, da Rádio Beat 98FM.

Sobre o combate, Dedé reclamou de críticas de que Aldo teria se cansado no fim, e rebateu essa opinião.

“A estratégia do coreano era se poupar para cansar o Aldo e tentar a luta no quarto e quinto rounds. Mas não aconteceu. Quem cansa não faz o que o Aldo fez, partindo pra tentar finalizar a luta no quarto round. Algumas pessoas reclamam de tudo, que o Aldo não dá show, como o Anderson. Por um acidente, o Anderson deu show e perdeu uma luta. Se o Aldo tenta e cai duro, o pessoal cai em cima”, reclamou o técnido.

Mais que a entrevista, Dedé divulgou uma carta aberta para rebater os críticos. Nela, o treinador da Nova União pontua que o fato de José Aldo quebrar o pé direito o deixou sem uma das principais armas na luta. E que outros lutadores também sofreriam numa situação dessas. Confira:

"Depois da vitória de ontem, na qual o nosso campeão - o brasileiro José Aldo - manteve o cinturão, vi algumas pessoas falando que ele está caindo de produção. Vamos lá, então: "Perda das principais armas dos atuais campeões do UFC". Vamos imaginar, e depois repensem na luta do Aldo.

- Demetrious Johnson: Imaginem que começou a luta e, por algum motivo, o Demetrious perdeu o poder das quedas que ele tem;

- Dominick Cruz, que para mim não é o campeão: Perdeu sua movimentação logo no primeiro round, e tem que jogar parado até o fim da luta;

- Ben Henderson: Não consegue mais dar suas quedas, e tem se que manter até o fim da luta só trocando;

- Georges St-Pierre: Também no primeiro round se machucou, e não consegue mais dar quedas;

- Chris Weidman: Assim como seus companheiros, só pode trocar na sua próxima luta contra o Anderson Silva;

- Jon Jones: Não pode mais derrubar

- Cain Velásquez: Se machuca logo no primeiro round e só pode trocar até o fim contra o Cigano

Me digam se o Aldo lutou bem ou não. Aldo demonstrou ontem que tem jogo pra ganhar de qualquer um, em qualquer situação em que ele estiver.

Sem mais.

Aldo, um campeão completo!"