Topo

MMA


Aldo vê hipocrisia em polêmica sobre TRT: "Muitos tomam bomba mesmo"

José Aldo faz pose ao subir na balança durante a pesagem do UFC Rio 4 - Julio Cesar Guimarães/UOL
José Aldo faz pose ao subir na balança durante a pesagem do UFC Rio 4 Imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/08/2013 17h32

O tratamento de reposição de testosterona (TRT) feito pelo norte-americano Chael Sonnen para a luta contra o brasileiro Mauricio Shogun no próximo sábado reanimou a polêmica sobre o assunto. O último a opinar foi o campeão dos penas do UFC, José Aldo, que criticou a hipocrisia sobre o uso de anabolizantes no MMA.

Em entrevista ao site da revista Tatame, José Aldo defendeu o tratamento e reprovou os ataques aos lutadores que precisam do TRT. “Eu não vejo problema, todos usam, desde o campeão até o iniciante. Acho que só na nossa academia [Nova União] ninguém faz isso, porque o Dedé [Pederneiras] sempre foi contra usar qualquer tipo de anabolizante. Eu acho errado ficar criticando quem assumiu que toma”.

Além de Sonnen, outro lutador que usa TRT e não esconde é o brasileiro Vitor Belfort, que está impedido de lutar em Las Vegas devido à proibição do tratamento no estado de Nevada. Depois de suas vitórias contra Michael Bisping e Luke Rockhold em combates realizados no Brasil, ele foi alvo de críticas devido à polêmica terapia.

Para José Aldo, não há nada de errado com Belfort, e sim com muitos daqueles que o criticam: “O cara deu a cara à tapa e falou que usa, ao contrário dos outros, que usam e se escondem. Aliás, não pode nem ser considerado tratamento o que alguns desses lutadores fazem: muitos tomam bomba mesmo. É muita hipocrisia”.

Aldo chegou a alfinetar uma das maiores lendas da história do MMA: “Os americanos sempre usaram. Randy Couture chegou a lutar com quase 50 anos, e você vai me dizer que o cara estava puro? Se o médico passou a receita para o cara e está dentro do limite, beleza, não vejo problema nenhum. Se um dia eu precisar, vou usar o TRT também”.