Topo

MMA


Glover vira unanimidade, e rivais fazem lobby para ele disputar cinturão

Glover Teixeira conta com o apoio dos rivais brasileiros para disputar o cinturão dos meio-pesados - Evelyn Rodrigues
Glover Teixeira conta com o apoio dos rivais brasileiros para disputar o cinturão dos meio-pesados Imagem: Evelyn Rodrigues

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

21/08/2013 06h00

Glover Teixeira está tão em alta nos meio-pesados no UFC que até os rivais brasileiros na categoria fazem lobby para que ele ganhe o direito de disputar o cinturão contra o vencedor de Jon Jones e Alexander Gustaffson, que se enfrentam no UFC 165, dia 21 de setembro.

Atualmente na terceira colocação do ranking, Glover pega no dia 4 de setembro, em Belo Horizonte, o norte-americano Ryan Bader (décimo) pela luta principal do UFC no Combate. Caso vença mais uma vez com autoridade, ele deve ser escolhido por Dana White para lutar pelo cinturão.

A situação ficou mais favorável a Glover com a derrota do seu amigo Lyoto Machida para o norte-americano Phil Davis no UFC Rio 4 em decisão por pontos. Lyoto teria a chance de lutar novamente pelo cinturão se vencesse o combate.

Glover vem numa ascensão meteórica no UFC desde a sua luta de estreia em maio do ano passado. O brasileiro chamou a atenção com quatro vitórias avassaladoras e subiu rapidamente no ranking. No MMA, já são 19 triunfos consecutivos.

O lobby para que Glover lute pelo cinturão começou com Chuck Liddell, uma das lendas do UFC, que é seu padrinho no esporte. "Ele está 100% pronto. É apenas uma questão do UFC decidir quando, mas o Glover está pronto para tomar o cinturão de Jones e eu espero que eles deem essa chance a ele logo", disparou.

Em contato com o UOL Esporte, Lyoto Machida, Rogério Minotouro e Maurício Shogun Rua, os três outros brasileiros que figuram no ranking dos dez melhores dos meio-pesados do UFC, foram unânimes em ressaltar que Glover Teixeira já faz por merecer lutar pelo cinturão.

“O Glover é um cara que está tendo uma ascensão muito rápida dentro do UFC. Já venceu grandes nomes e se conseguir passar pelo Ryan Bader subirá mais alguns degraus na categoria. Se o Dana White der a oportunidade de disputar o título para ele, sei que estará em plenas condições de conquistá-lo. Ele já provou que tem talento para isso”, explicou Minotouro.

“Eu acho o Glover um cara bom, e acho que ele merece a chance de disputar pelo cinturão”, endossou Shogun, que perdeu o cinturão da categoria justamente para o atual campeão Jon Jones.

Amigo de família de Glover, Lyoto disse que acredita que o brasileiro tem chance de vencer Joe Jones mesmo sem ter sido perguntado diretamente sobre o assunto. “Além de mim, eu aposto muito no Glover para vencer o Jones”.

O UFC já manifestou que deve conceder a Glover a chance de disputar o cinturão. "Basta" vencer Bader com autoridade. “Teremos a luta do Glover aqui, não é comum fazermos promoções tão próximas dos evento, mas o [presidente] Dana White e o [matchmaker] Joe Silva confirmaram que em caso de uma grande vitória do Glover, ele deve enfrentar o vencedor de Jones e Gustafsson. Então esperamos um grande evento em Belo Horizonte”, explicou Marshall Zelaznik, diretor do UFC e porta-voz do evento no Brasil quando Dana não vem para cá.

ANDERSON SILVA DIZ QUE GLOVER É O PRINCIPAL DESAFIANTE DE JONES

  • Divulgação/UFC

    Maior lutador brasileiro da história do MMA, Anderson Silva também engrossou o coro dos brasileiros que apoiam a luta entre Glover Teixeira e o dono do cinturão dos meio-pesados, posição ocupada no momento por Jon Jones. Ele encheu de elogios o seu compatriota. “Minha opinião é que o Glover é o desafiante número 1 para lutar contra Jon Jones. Porque Glover tem uma boa técnica, é bom, tem um bom wrestling, e tem que manter o foco todo o tempo para lutar pelo cinturão”.