Topo

MMA


Bairrismo e público fraco marcam pesagem "silenciosa" do UFC BH

Rafael Krieger

Do UOL, em Belo Horizonte

03/09/2013 16h53

Os lutadores estrangeiros que participaram da pesagem do UFC BH nesta terça-feira no Mineirinho não chegaram a se intimidar com os tradicionais gritos de “vai morrer”, mais fracos que o usual. Apenas os mineiros Glover Teixeira, Rafael Sapo e Lucas Martins foram saudados com mais ênfase.

Até mesmo o brasileiro Kevin Souza foi vaiado pela torcida mineira, que mostrou preferência pelo seu rival, o paulista Felipe Sertanejo, um dos únicos não nascidos em Minas que ganharam apoio extra entre a legião de 13 brasileiros que estará em ação na noite de quarta-feira.

Um público estimado de cerca de 250 pessoas chegou cedo ao Mineirinho para pedir autógrafos aos lutadores convidados Cezar Mutante, Erick Silva e Rony Jason. Mas precisaram dos incentivos de quem estava no palco para puxar o famoso “Vai morrer”.

Todos os lutadores bateram o peso, e na encarada da luta principal, o mineiro Glover Teixeira foi saudado com gritos de “Olê, Glover” após levantar os braços pedindo o apoio das arquibancadas. A encarada com o norte-americano Ryan Bader foi séria, mas tensão mesmo foi só na primeira luta.

O norte-americano Sean Spencer, primeiro lutador a subir no palco, foi também o mais vaiado. O brasileiro Yuri Villefort veio em seguida, e protagonizou a encarada mais tensa da pesagem, chamando a torcida diante do rival e provocando com insultos. Spencer só olhava de cara feia, balançando o corpo como se precisasse se controlar para não sair do lugar.

Outro momento de mais animação foi na hora da pesagem de Lucas “Mineiro” Martins, que desceu duas categorias para lutar pelos pesos galos contra Junior Hernandez. Visivelmente esbelto, Mineiro chegou batendo no peito e levantando a torcida, mas precisou tomar um suplemento logo depois de sair da balança. Na encarada, os lutadores colaram o rosto e trocaram palavras nada amistosas.

A pesagem da segunda principal luta da noite se destacou pela facilidade com que Ronaldo Jacaré bateu o peso dos médios, já que ele nem tirou a bermuda para atingir a marca de 84,5 kg quilos na balança. Seu rival, o japonês Yushin Okami, ficou um pouco mais leve, com 84 quilos.

Na luta principal, Glover Teixeira pesou 93,5 kg, meio quilo a mais que o rival Ryan Bader. Agora, os lutadores terão até a noite de quarta-feira para tentar recuperar o máximo de peso possível. O início do card preliminar está marcado para as 17 horas de Brasília, e as lutas principais começam às 20 horas, com acompanhamento do Placar UOL. 

Resultados da pesagem do UFC BH

Card principal
Meio-pesado (93 kg) – Glover Teixeira (93,5 kg) x Ryan Bader (93 kg)
Médio (84 kg) – Yushin Okami (84 kg) x Ronaldo Jacaré (84,5 kg)
Mosca (57 kg) – Joseph Benavidez (57 kg) x Jussier Formiga (57 kg)
Leve (70,3 kg) – Francisco Massaranduba (70,5 kg) x Piotr Hallmann (70,5 kg)
Médio (84 kg) – Rafael Sapo (84 kg) x Tor Troéng (84 kg)
Mosca (57 kg) – Marcos Vina (57 kg) x Ali Bagautinov (56,5 kg)

Card preliminar
Pena (66 kg) – Felipe Sertanejo (66 kg) x Kevin Souza (66 kg)
Galo (61 kg) – Lucas Mineiro (61,5 kg) x Junior Hernandez (61,5 kg)
Meio-médio (77 kg) – João Zeferino (77 kg) x Elias Silvério (76,5 kg)
Meio-médio (77 kg) – Keith Wisniewski (77 kg) x Ivan Batman (76,5 kg)
Meio-médio (77 kg) – Yuri Villefort (77 kg) x Sean Spencer (77,5 kg)