Topo

MMA


Com Glover de olho no cinturão, promessas do Brasil têm teste de fogo em BH

Rafael Krieger

Do UOL, em Belo Horizonte

04/09/2013 06h00

O bom retrospecto dos lutadores locais em eventos do UFC realizados no Brasil será posto à prova na noite desta quarta-feira, no Mineirinho, em Belo Horizonte. Três brasileiros top 10 em suas categorias foram escalados para enfrentar estrangeiros de ponta, e logo em um evento com baixa expectativa de público. O principal deles é Glover Teixeira, que fechará a noite com o duelo contra o norte-americano Ryan Bader.

Em caso de uma boa vitória, Glover ficará no topo da lista para disputar o cinturão dos meio-pesados, que pertence a Jon Jones e será colocado em disputa contra Alexander Gustafsson no final do mês. O presidente Dana White já avisou que o evento de BH será a “festa da revelação” do lutador mineiro, que está invicto há 19 lutas e não perde desde 2005.

Glover demorou para entrar no UFC devido a problemas de visto, e vem de quatro vitórias seguidas na organização. Ele já avisou que prefere fazer uma eventual disputa de cinturão contra Jon Jones, mas evitou tocar muito no assunto antes de passar por Ryan Bader. O norte-americano é o campeão da oitava edição do reality show norte-americano The Ultimate Fighter, e tem oito vitórias em 11 lutas no Ultimate.

"Estou ansioso para a luta, mas vou fazer o que sempre faço. Vou partir para cima e tentar o nocaute. Ele é um grande atleta, mas eu vou tentar encerrar a luta antes do quinto round para poder enfrentar o campeão”, comentou Glover. Caso o brasileiro não consiga o nocaute ou a finalização, lutará durante cinco assaltos pela primeira vez na carreira.

Antes do evento principal da noite, uma luta de três rounds será igualmente decisiva para outro brasileiro: Ronaldo “Jacaré” Souza, ex-campeão do Strikeforce e quinto colocado na categoria dos médios, a mesma de Anderson Silva. E o adversário dele será um ex-desafiante ao cinturão. Depois de perder para o Spider na primeira edição do UFC Rio, o japonês Yushin Okami voltará a enfrentar a torcida brasileira para tentar buscar a sua quarta vitória seguida.

“O Jacaré é um dos lutadores mais completos da divisão”, reconheceu Okami, terceiro colocado no ranking. Quem vencer o combate ficará logo atrás de Vitor Belfort na fila pelo cinturão da categoria, que está com Chris Weidman e será colocado em disputa em dezembro, na revanche contra Anderson Silva.

Jacaré estreou no UFC com finalização da noite sobre Chris Camozzi em Jaraguá do Sul, e deixou uma boa impressão. Mas ainda não se vê disputando o cinturão: “Cheguei agora ao UFC. Estou pronto para qualquer desafio, fica a critério deles. Mas acho que ainda devo fazer mais umas duas lutas”.

O duelo entre Ronaldo Jacaré e Yushin Okami será depois da apresentação do brasileiro Jussier Formiga, que terá uma dura missão diante do número 1 do ranking dos pesos moscas, Joseph Benavidez. O brasileiro é o quinto da lista, e busca engatar uma sequência no UFC. Ele estreou com derrota para John Dodson, mas se recuperou vencendo Chris Cariaso em Jaraguá do Sul.

Além dos três top 10 brasileiros que buscarão a afirmação no UFC em Belo Horizonte, outros dez lutadores do país participarão do evento no Mineirinho, que começa às 17h30, com as cinco lutas do card preliminar. A partir das 20 horas, terão início os seis combates do card principal. O Placar UOL fará acompanhamento ao vivo de todos os 11 duelos. 

Confira as lutas do UFC BH

Card principal
Meio-pesado – Glover Teixeira  x Ryan Bader
Médio – Yushin Okami x Ronaldo Jacaré 
Mosca – Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Leve – Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Médio – Rafael Sapo x Tor Troéng
Mosca – Marcos Vina x Ali Bagautinov

Card preliminar
Pena – Felipe Sertanejo x Kevin Souza
Galo – Lucas Mineiro x Junior Hernandez
Meio-médio – João Zeferino x Elias Silvério
Meio-médio – Keith Wisniewski x Ivan Batman
Meio-médio – Yuri Villefort x Sean Spencer