Topo

MMA


Glover vence Bader por nocaute em BH e ganha chance de disputar o cinturão

Rafael Krieger

Do UOL, em Belo Horizonte

04/09/2013 22h37

O brasileiro Glover Teixeira assegurou nesta quarta-feira uma chance de disputar o cinturão dos meio-pesados do UFC, que atualmente pertence a Jon Jones. Diante de Ryan Bader na luta principal do evento de Belo Horizonte, ele nocauteou no primeiro round e chegou à sua quinta vitória em cinco combates no Ultimate.

Na coletiva depois do evento, o diretor de desenvolvimento internacional do UFC, Marshall Zelaznik, revelou que o presidente Dana White confirmou que Glover Teixeira será o próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados. Agora, ele espera o vencedor entre Jon Jones e Alexander Gustafsson, que se enfrentam no dia 21 de setembro.

Apesar do resultado, Glover passou por maus bocados, e chegou a ser encurralado pelo norte-americano. Foi quando conseguiu acertar o rival no contra-ataque, mesmo sob pressão. Bader acertou o rosto do brasileiro com um gancho e dois diretos. Mas, ao errar um novo gancho, deu espaço para Glover acertar dois cruzados que encerraram a luta depois de apenas três minutos.

Mesmo com o Mineirinho com cerca de metade de sua capacidade, a torcida fez a sua parte com muito barulho para Glover Teixeira, nascido na cidade mineira de Sobrália. Bader, por sua vez, teve que ouvir muitas vaias e o tradicional “vai morrer’.

Mas quem começou melhor foi o norte-americano, que assustou o brasileiro com um gancho que passou raspando e uma tentativa frustrada de guilhotina. Glover se recuperou e espremeu Bader na grade para em seguida voltar à trocação. Tentou um chute alto, mas sofreu uma dura sequência de diretos. No contra-ataque, encaixou um belo cruzado que derrubou o norte-americano e encerrou o combate.

“Ele me acertou comum chute e um cruzado de esquerda, fiquei tonto, mas me recuperei bem. Sabia que ele iria tentar finalizar a luta, foi onde peguei ele aberto. Mas não gostei da luta, porque tomei uma queda”, declarou Glover após a vitória. “Quero o cinturão do UFC, eu vou buscar, seja contra o Jon Jones ou o Gustafsson”, concluiu.

O presidente Dana White já tinha avisado que o evento de BH seria a "festa da revelação" do lutador mineiro, que ampliou a invencibilidade para 20 lutas e não perde desde 2005. Glover demorou para entrar no UFC devido a problemas de visto, e agora tem cinco vitórias seguidas na organização.

Antes da vitória desta quarta, Glover já havia dito que preferiria fazer uma eventual disputa de cinturão contra Jon Jones. Bader, campeão da oitava edição do reality show norte-americano The Ultimate Fighter, foi o último teste para o brasileiro.

Público: 5.126 pessoas
Luta da noite: Rafael Sapo x Tor Troéng (Vitória de Sapo por decisão unânime)
Nocaute da noite: Glover Teixeira, sobre Ryan Bader
Finalização da noite: Piotr Hallmann, sobre Francisco Massaranduba
Sapo, Troéng, Glover e Hallmann ganharam extra de US$ 50 mil (R$ 118 mil).