Topo

MMA


Jacaré nocauteia Okami no primeiro round; Formiga e Massaranduba perdem

Rafael Krieger

Do UOL, em Belo Horizonte

04/09/2013 22h19

O brasileiro Ronaldo Jacaré chegou com tudo no UFC. Ex-campeão do Strikeforce, ele estreou com finalização da noite em Jaraguá e conseguiu um nocaute no primeiro round sobre o japonês Yushin Okami nesta quarta-feira em Belo Horizonte.

Jacaré partiu para cima desde o começo por pouco não nocauteou o japonês já no primeiro minuto, após uma sequência de chutes. Okami resistiu, mas o brasileiro continuou se impondo na luta em pé com uma sequência de cruzados que atingiu e balançou o oponente.

Em seguida, veio o golpe final: jab e direto no rosto do japonês, que desabou e não teve reação para evitar o nocaute técnico faltando dois minutos para o fim do primeiro assalto. Okami vinha de três vitórias seguidas e já tinha lutado no Brasil, com derrota para Anderson Silva no primeiro UFC Rio.

“Investi no chute depois que vi que ele sentiu. Só peço desculpas à torcida, porque meu pé machucou e não pude fazer a andada do Jacaré. Sei que eu tenho uma direita forte, meus companheiros de treino sempre comentam”, comemorou Jacaré. Sobre uma possível chance pelo cinturão dos médios, ele foi cauteloso: “Estou pronto para qualquer um, deixo nas mãos do UFC”.

A vitória de Ronaldo foi elogiada pelo presidente do UFC, Dana White, que tuitou: “Jacaré é de verdade! Uau, destruiu o Okami. Foi uma grande coisa!”.

Benavidez nocauteia Formiga

Em uma luta de tops da categoria moscas, Joseph Benavidez não deu chances ao brasileiro Jussier Formiga e acertou uma joelhada certeira para encerrar o combate ainda no primeiro round.

Após uma tentativa de chute rodado, brasileiro abriu espaço para a joelhada de Benavidez, que chegou à sua terceira vitória seguida, reafirmando-se como principal ameaça ao campeão Demetrious Johnson.

“Estava ansioso para lutar no Brasil diante dessa torcida, o adversário é muito duro mas consegui impor o meu jogo. Agradeço ao brasileiro Cristiano Marcello, que esteve no meu corner. Estava muito tranquilo esta semana, queria mostrar ‘Joe-jitsu’, mas acabei acertando uma bela joelhada. Gostaria de uma disputa de título, mas não sou eu quem decido isso, vou enfrentar quem estiver pela frente”, declarou Benavidez após a vitória.

Massaranduba é finalizado por Hallmann

O brasileiro Francisco Massaranduba vinha de duas vitórias por finalização, mas não resistiu ao estreante polonês Piotr Hallmann, que consegiu uma virada surpreendente e achou uma kimura para encerrar a luta no segundo round.

No primeiro assalto, Massaranduba levou vantagem na luta em pé com uma sequência de chutes altos e conseguiu derrubar o polonês, mas não encaixou a guilhotina. No segundo round, um dos chutes altos de Massaranduba passou em branco e o polonês derrubou no single-leg.

No chão, brasileiro se recuperou com uma tentativa de chave de perna. Mas o polonês continuou pressionando e conseguiu equilibrar o combate, até conseguir a finalização por kimura. Foi um dos poucos gringos aplaudidos pela torcida, após um silêncio mortal ao final da luta.

Sapo domina sueco e vence por decisão

O mineiro Rafael Sapo foi recebido pela torcida com cantos de “vai para cima deles” e “o Sapo vai te pegar”. Diante do sueco Tor Troéng, ele não decepcionou e conseguiu uma vitória incontestável por pontos, que poderia ter saído mais cedo não fosse o queixo duro do oponente, que resistiu mesmo sendo castigado desde o primeiro round.

No segundo assalto, Sapo chegou a derrubar Troéng com um soco, mas o sueco não se rendeu e continuou a batalha no chão. O brasileiro quase encaixou uma bela guilhotina com o adversário em pé no último round, mas teve que lutar até o final. Saiu para comemorar antes mesmo do anúncio, e levou a torcida ao delírio no Mineirinho.

Marcos Vina é nocauteado por Ali Bagautinov

O paranaense Marcos Vina sofreu a sua segunda derrota seguida por nocaute no UFC após ser dominado pelo russo Ali Bagautinov, que fez a sua estreia na organização. O ex-motoboy, que estreou no Ultimate com nocaute da noite sobre Wagner Galeto no ano passado em Belo Horizonte, sofreu desde o primeiro round, e só não perdeu logo de início graças a uma recuperação impressionante após ser derrubado e quase finalizado.

Bagautinov continuou melhor nos assaltos seguintes, sempre andando para frente na trocação e derrubando o brasileiro no double-leg. Quando parecia que ele venceria por pontos, acabou achando o rosto de Vina com um direto. O brasileiro desabou e não teve como reagir, sendo derrotado por nocaute técnico. Na comemoração, Bagautinov caiu ao tentar um salto acrobático e foi cornetado até por Dana White: “A torcida ficou quieta depois do nocaute, mas o cara erra um salto e todo mundo comemora. Cara, eu amo o Brasil”.