Topo

MMA


Nem Aldo, nem Grant: Pettis defende título contra ex-campeão do Strikeforce

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 08h22

Depois de alguma expectativa e muitas hipóteses levantadas, foi definido o primeiro desafiante ao cinturão de Anthony Pettis, o novo campeão dos leves do UFC. O norte-americano foi cotado para encarar José Aldo em uma superluta e depois para enfrentar o número 3 do ranking da organização, TJ Grant. No fim, a vaga acabou ficando com o ex-campeão do Strikeforce Josh Thomson.

Grant seria o rival para o duelo de 14 de dezembro, nos Estados Unidos, mas ele não conseguirá se recuperar a tempo de uma lesão para fazer sua preparação. Assim, Thomson viu a vaga cair em seu colo.

O desafiante é ex-campeão do Strikeforce e já está em sua segunda passagem no UFC. Na primeira, entre 2003 e 2004, teve duas vitórias e uma derrota. Depois, passou por Pride e Strikeforce, dando-se melhor no segundo, onde conquistou o cinturão em 2008 e criou rivalidade com Gilbert Melendez.

Thomson chega como certa surpresa à luta pelo cinturão pois fez apenas um combate nesta segunda passagem pelo UFC. Ele reestreou em abril e nocauteou Nate Diaz. Foi a 20ª vitória da carreira, que ainda tem cinco derrotas e um no contest.

Pettis conquistou o cinturão dos leves no fim de agosto. Ele enfrentou Benson Henderson e conseguiu finalizar ainda no primeiro round o compatriota. O campeão comentou a escolha do rival.

“Eu já esperava que ele ganhasse uma chance. Sei que lutar contra TJ seria grande, então lamento por ele, mas estou preparado para Thomson. É uma luta diferente, mas ele é bom na trocação e é um estilo que combina. Já treinamos jiu-jítsu juntos no Havaí, então sei o que esperar desta luta”, disse Pettis, ao MMA Fighting.

O campeão dos leves mostrou que não deixou o tema José Aldo de lado. Eles tiveram luta marcada para o UFC Rio 4, mas Pettis foi cortado por lesão. Agora, podem se encontrar no futuro em uma superluta de campeões dos leves e penas.

“Não acho que o UFC iria parar duas divisões para esta luta. Mas definitivamente ainda vamos nos enfrentar. Todos querem esta luta.”

O UFC de 14 de dezembro será realizado na cidade de Sacramento, e conta como o UFC on FOX 9.

Vote nos duelos e escolha quem são os principais campeões da história do UFC