Topo

MMA


Pressionado, Toquinho testa novo peso e promete sair do UFC se não for bem

Toquinho lutará contra Mike Pierce no evento que será realizado em Barueri  - Josh Hedges/Getty Images
Toquinho lutará contra Mike Pierce no evento que será realizado em Barueri Imagem: Josh Hedges/Getty Images

Rodrigo Farah

Do UOL, em São Paulo

05/10/2013 06h00

Rousimar Palhares, o Toquinho, já foi considerado um dos principais pesos médios do UFC, com potencial para disputar o título. Mas depois de duas derrotas por nocaute, sua situação ficou delicada. Ameaçado de corte, o atleta de 33 anos volta a lutar após quase um ano na próxima quarta-feira, em Barueri, com uma promessa ousada. O mineiro disse que ele mesmo pedirá para deixar o Ultimate se achar que não tem mais condições de continuar.

“Tento não pensar nesse tipo de situação, mas se não tiver condições com certeza eu mesmo vou pedir para sair. Meu pensamento é o melhor possível, não poderia estar mais preparado, mas se eu achar que não mereço ficar, ninguém precisa me cortar, eu mesmo vou embora”, comentou em entrevista ao UOL Esporte.

Esta será a primeira luta de Toquinho desde a derrota por nocaute para o cubano Héctor Lombard em dezembro do ano passado. Depois do combate, o lutador não passou no exame antidoping com níveis altos de testosterona e foi punido com nove meses de suspensão.

Agora, Toquinho voltará a lutar no Brasil com obrigação de vencer para não ser cortado do Ultimate – antes da derrota para Lombard ele também perdeu para Alan Belcher com um nocaute no primeiro assalto.

Conhecido por ser um dos atletas de porte físico mais avantajados do torneio, Toquinho está apostando na descida para os meio-médios (77 kg) para manter o emprego. Atento aos possíveis efeitos da nova categoria, o mineiro chegou a simular o corte de peso dois meses atrás e disse que não sentiu nada de diferente.


Outra mudança feita por Toquinho foi a troca da equipe Brazilian Top Team (comandada por Murilo Bustamente) para a Team Nogueira (dos irmão Minotauro e Minotouro). De acordo com o atleta, as duas alterações o efeito das duas mudanças ficarão claros no próximo duelo.

“Está tudo bem tranquilo. Fiquei bem após o corte e até simulamos uma luta depois e não tive problema nenhum. O treino que fiz foi o melhor possível, além de ter sido muito bem recebido na nova academia. A estrutura não podia ser melhor e estou pronto”, destacou o lutador, que estava pesando 87 kg uma semana antes da pesagem (marcada para a próxima terça-feira).

Mas se depender de seu adversário, Toquinho não terá grandes facilidades no duelo de quarta. O veterano Mike Pierce vem de quatro vitórias consecutivas, sendo duas por nocaute, e está embalado na categoria. “Sei apenas que ele é um cara duro. E é isso o que quero para me testar”, concluiu o mineiro.

O UFC Fight Night 29 está marcado para começar às 17h30 (card preliminar) e 20h (card principal). O evento no Ginásio José Corrêa, em Barueri, será protagonizado pelo combate entre Demian Maia e Jake Shields e terá transmissão ao vivo do UOL Esporte