Topo

MMA


Sarafian tenta apagar rusga com Belfort: 'não posso ter dois oponentes'

José Ricardo Leite

Do UOL, em Goiânia

08/11/2013 06h00

Esquecer o que está entalado na garganta e se focar apenas no único adversário que terá pela frente no octógono no próximo sábado. É assim que Daniel Sarafian tenta colocar um ponto final nas críticas feitas a Vitor Belfort, no começo da semana, antes da luta contra Cezar Mutante, pelo UFC Goiânia.

Sarafian reclamou de Belfort por ter se aproveitado do tempo de treinamento que tiveram juntos para passar informações do que viu ao pupilo Cezar Mutante. Daniel questionou o fato de Vitor ter pedido para treinar junto e logo depois das atividades fazer lobby para que o UFC casasse o combate entre os dois finalistas do primeiro TUF Brasil (Sarafian não disputou aquela final por estar lesionado).

O lutador paulista entendeu que não foi uma atitude correta de seu ex-técnico de TUF participar de seu treinamento e depois ajudar Mutante no camp de treinos para o embate entre os dois. Na quinta-feira, ao lado de seu manager, Eduardo Alonso, Sarafian disse que não queria mais falar sobre o assunto e que pensar nisso só fará mal para o combate, já que não quer lutar contra Mutante e Belfort.

"É uma questão que nem quero mais tocar no assunto. Quem pegou, pegou, e quem não pegou não pega mais. A única coisa que posso dizer é que desde quando fechou a luta até agora, tive muito diálogo comigo mesmo. Porque sei que não posso lutar contra dois oponentes e ter Mutante e Vitor como oponentes. Então eu sabia que isso ia me fazer mal, já está digerido e não toco mais nesse assunto. O que posso dizer é que estou focado no Mutante", falou.

Perguntado sobre qual teria sido a intenção de Vitor, disse que é melhor indagar ao próprio. "Pergunte pra ele qual foi o intuito. Eu não quero mais pensar no assunto. Acabou. Estou focado na minha luta. Quero chegar lá e anular qualquer pensamento desse instantâneamente. Tenho que entrar com a cabeça boa no octógono", falou.

Mutante também procurou colocar panos quentes e disse que de nada tirou proveito da suposta "espionagem" de Vitor para lhe trazer informações. Afirmou que isso não fará diferença nenhuma no combate. Também ressaltou que a amizade com Sarafian não foi afetada em função da enxurrada de críticas feitas a Belfort, mentor de Mutante.

"Acho que é totalmente sem sentido (achar que tirou proveito do que Vitor viu). Sou da mesma linha do boxe olímpico,em que todos treinam juntos, lutam um com outro e sabem um do outro. Não tem como você falar que viu o treino e ter certeza que ele vai fazer aquilo. Não adianta nada ver o treino. Eu foco nas minhas técnicas", explicou.

"O que ele tem com o Vitor é com o Vitor, e comigo é diferente. Eu nem li o que aconteceu. Só fiquei sabendo por cima do que me falaram. Não quero saber de polêmica e do que aconteceu. Eu tenho que ir lá e vencer o Sarafian."


Belfort minimiza polêmica

VitorBelfort foi questionado sobre as críticas, disse que não fez nada demais e deixou um recado para que jovens lutadores como Sarafian se preocupem mais com as coisas boas que acontecem na carreira do que com preocupações como a de troca de informações em treinos.

"Lutadores jovens, valorizem a plataforma que vocês estão. Poderia ser um sonho realizado pra eles lutar em um co-maining event. Quanto tempo demora pra um cara lutar no co-maining event. Eles não fazem ideia disso e levam muito pro pessoal", falou Belfort.

"Eu sou lutador, entendeu? Ele está falando comigo por quê? Eu estou fazendo o meu trabalho. Não tenho o que falar sobre isso agora. Valorizem. Milhões de brasileiros sonham ter essa profissão. Temos que parar com essa picuinha. Tenho minha mulher em casa. Minha mulher não fica cobrando de mim. É valorizar estar no UFC. Eu não fiz campanha nenhuma (pela luta), sou lutador. Não sei de onde ele tirou isso. Estamos em uma empresa e sou lutador. Eu quero é lutar", falou.