Topo

MMA


Belfort cita Jordan e se fecha a "perguntas negativas" para duelo decisivo

José Ricardo Leite

Do UOL, em Goiânia

09/11/2013 15h00

O embate contra Dan Henderson, na noite deste sábado, na principal luta da noite do UFC Goiânia, vale a chance de Vitor Belfort voltar a disputar o cinturão dos médios caso obtenha uma vitória. Mas o carioca diz vetar qualquer tipo de pensamento quanto a isso por trazer negatividade à sua mente.

Na última quarta-feira, o presidente do UFC, Dana White, confirmou que o brasileiro pegará o vencedor do duelo entre Chris Weidman e Anderson Silva com um triunfo. Mas, quando questionado, Vitor disse que é o tipo de pergunta que não pode entrar em sua mente por não ser positiva.

"Não quero nem ouvir o que está acontecendo, o que acontece fora. Repreendo essa pergunta. Nada de negativo vai entrar na minha mente, nada. Cada pergunta que é feita pra mim, aquela que não traz frutos não pode entrar na minha cabeça", disse o ex-campeão dos meio-pesados. Nem mesmo após ser indagado sobre uma futura disputa de cinturão ser algo positivo mudou sua visão.

"Minha possibilidade é vencer. O business funciona assim, você é lembrado pela sua última luta. As pessoas têm medo de arriscar, mas tudo na vida é um risco. Na verdade, a gente tem que ter a ousadia, ousadia de arriscar, de vencer", falou.

Belfort citou o ex-jogador de basquete Michael Jordan ao dizer que apenas coisas positivas podem ser lembradas, e que as ruins devem ser extraídas das mentes. Jordan é famoso por uma frase em que afirma que todos falam dos números fabulosos de sua carreira, mas que poucos sabem o tanto que errou antes de conseguir o êxito.

"Minha luta é pra vitória e confio na vitória. É como o Michael Jordan dizia, que a diferença entre ele e os outros jogadores é que ele arriscava. Ninguém fala, ninguém lembra dele errando, geralmente as pessoas lembram das coisas positivas. As pessoas ficam muito focadas no negativo.  Cada pergunta que é feita para mim, a que não produz fruto não pode entrar na minha cabeça, essa pergunta pode ficar na cabeça de vocês, mas não pode entrar na minha", explicou.

A última disputa de cinturão de Belfort foi no ano passado, quando duelo com Jon Jones nos meio-pesados. Na ocasião substituiu o adversário de hoje, Dan Henderson, que estava lesionado. Nos médios, sua atual categoria, fez a última disputa contra Anderson Silva, no começo de 2011. Vem de duas boas vitórias sobre Luke Hockhold e Michael Bisping e se tornou o principal desafiante.

Agora, terá que vencer duelo contra Hendo, em revanche de luta que ocorrera em 2006, no extinto evento Pride. O card preliminar terá início às 20h (horário de Brasília), enquanto o principal começa três horas depois.

Veja todas as lutas do UFC Goiânia

Card principal
Vitor Belfort x Dan Henderson (meio-pesados)
Cezar Mutante x Daniel Sarafian (médios)
Rafael Feijão x Igor Pokrajac (meio-pesados)
Paulo "Caveira" Thiago x Brandon Thatch (meio-médios)
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare (meio-médios)
Rony Jason x Jeremy Stephens (Penas)

Card preliminar
Godofredo Pepey x Sam Sicilia (Penas)
Thiago Bodão x Omari Akhmedov (Médios)
Thiago Tavares x Justin Salas (Leves)