Topo

MMA


Mutante vence Sarafian, "valida" título do TUF e ouve vaias em Goiânia

José Ricardo Leite

Do UOL, em Goiânia

10/11/2013 01h09

O brasileiro Cézar Mutante "validou" seu título da primeira edição do reality show The Ultimate Fighter e venceu Daniel Sarafian na noite deste sábado, no co-maining event do UFC Goiânia. O triunfo foi polêmico e na decisão dividida dos juízes.

A torcida era toda favorável ao lutador derrotado, que buscou mais a trocação e foi vencido pelas quedas desferidas pelo rival. Mutante foi muito xingado pelos torcedores da Arena Goiânia durante o embate e até depois que acabou. "Peço desculpas se não agradei, mas precisei usar um plano B para conseguir a vitória", disse depois do triunfo.

O verdadeiro duelo final do TUF Brasil 1 era para ocorrer em junho de 2012, quando os dois avançaram à final. Mas Sarafian sofreu uma lesão e não pôde estar no octógono para tentar o título. Foi substituído por Serginho Moraes, que perdeu para Mutante por decisão unânime dos juízes.
 
Depois do embate que não foi realizado, tanto Sarafian como Mutante fizeram lutas na organização. O primeiro perdeu para CB Dollaway por decisão dividida e bateu Eddie Mendez por finalização. Já Mutante havia feito apenas um embate depois de vencer Serginho. Bateu Thiago "Marreta" por finalização.
 
A final "original" do TUF 1 foi apimentada nos dias que antecederam o combate. Sarafian disparou críticas pelo fato de Vitor Belfort, mentor de Mutante, ter pedido para treinar junto e depois ter feito lobby pelo embate entre seus dois "alunos" no TUF 1. Daniel entendeu que Vitor aproveitou do período visto em suas atividades para depois dar dicas ao pupilo mais próximo, que participou de seu treinamento.

No octógono, duelo movimentado. O primeiro round foi muito parelho. Sarafian se movimentou mais para a frente e desferiu mais golpes. Mutante encaixou os golpes mais fortes e procurou neutralizar o rival na grade. Foi um assalto difícil para os árbitros laterais.

Mutante evitou a trocação no segundo round e apostou nas quedas. Derrubou duas vezes e ficou por cima. Mesmo sem ser efetivo, administrou e venceu o round. No terceiro, Sarafian acertou uma boa sequência e levou o rival à grade. Mas Mutante novamente usou as quedas para levar mais um round. Levou a luta para o solo duas vezes e golpeou sem tanta intensidade, mas o suficiente para não deixar mais o ex-companheiro de TUF agir.

Resultados do card principal
Cézar Mutante venceu Daniel Sarafian por decisão dividida (Médios)
Rafael Feijão venceu Igor Pokrajac por desistência no primeiro round (Meio-pesados)
Brandon Thatch venceu Paulo Thiago por desistência no primeiro round (Meio-médios)
Ryan LaFlare venceu Santiago Ponzinibbio por decisão unânime dos juízes (Meio-médios)
Jeremy Stephens venceu Rony Jason por nocaute no primeiro round (Penas)

Resultados do card preliminar
Sam Sicilia venceu Godofredo Pepey por nocaute no primeiro round (Penas)
Omari Akhmedov venceu Thiago Bodão por nocaute no primeiro round (Médios)
Thiago Tavares venceu Justin Salas por finaliação no primeiro round (Leves)
Adriano Martins venceu Daron Cruickshank por finalização no segundo round (Leves)
Dustin Ortiz venceu José Maria No Chance por nocaute técnico no terceiro round (Moscas)