Topo

MMA


Rival vê Lyoto como atalho e cogita revanche com Jacaré de olho no título

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

13/12/2013 06h00

Ex-campeão do UFC, mas desgastado no meio-pesado, Lyoto Machida deu um “pulo do gato”: estreou nos médios, deu a sorte de entrar como substituto para encarar um top 5 do ranking e, ao vencê-lo, tomou seu lugar na lista dos melhores de sua nova categoria. Gegard Mousasi quer fazer o mesmo, mas contra o brasileiro. O iraniano radicado na Holanda encara Lyoto no UFC de Jaraguá do Sul (SC), em fevereiro, em sua estreia no peso médio e quer usar o mesmo atalho que o rival.

Mousasi desembarcou no Brasil para uma série de eventos promocionais do UFC Jaraguá 2, que começou nesta quarta-feira a comercialização de ingressos. E se mostrou animado em encarar o brasileiro, mesmo que seja diante da pressão da torcida brasileira.

“Esta é a luta que eu queria”, disse Mousasi, ao UOL Esporte. “Lyoto é uma lenda do UFC, um ex-campeão e começou muito bem no peso médio. Para mim, tudo é feito para chegar ao título e estou agradecido pela oportunidade que estão me dando.”

“Com certeza é um atalho para o título. Vitor é o próximo da fila. Depois dele poderia seria eu ou o Jacaré, quem sabe? Então, é uma luta importante para vencer.”

O iraniano de 28 anos avaliou a estreia de Lyoto no novo peso. “Ele foi muito bem, mas Mark Muñoz não é conhecido pela trocação”, disse o ex-campeão do Dream e do Strikeforce sobre o nocaute no primeiro round do brasileiro. “Foi impressionante, mas uma luta muito curta para se avaliar.”

Mousasi deixou ainda criança o Irã e foi morar na Holanda. Ele se diz agradecido pela oportunidade de vida que teve e que foi fundamental para ele se tornar um lutador, carreira que não poderia seguir no seu país natal. O iraniano acostumou-se, assim, a lutar fora de casa, contra a torcida, e não será diferente em Jaraguá.

“Sabe, eu não tenho essa pressão. Sempre lutei longe de casa, nunca fui favorito da torcida, então não penso nisso, é algo tranquilo para mim, ainda mais vendo que minha última luta, a primeira no UFC, foi na Suécia”, explicou. Mousasi vem de vitória por pontos contra Ilir Latifi. Ele enfrentaria Alexander Gustafsson, que se contundiu poucos dias antes de luta.

Mousasi x Jacaré 2?

No MMA é comum ver lutadores trocando provocações, mas também ocorre muito de rivais se tornarem amigos. É o que aconteceu com Mousasi e um velho conhecido que também lutará em Jaraguá do Sul: Ronaldo Souza, o Jacaré.

Eles se reencontraram esta semana, na cidade catarinense, cinco anos depois de duelarem no Dream. Naquela ocasião, Mousasi nocauteou o brasileiro. Agora, o gringo afirmou que vislumbra ceder uma revanche para Jacaré, se isso for o caminho mais rápido para disputar o cinturão.

“Ele é um top 5 do peso médio e é um dos caras que está mais próximo do title shot. Jacaré é um bom lutador, e se ele quiser uma revanche, há boas chances de que isso ocorra. Eu gosto dele, no Dream, antes da luta eu estava cortando peso e lembro de ele me ajudar. Somos amigos desde então, ele é um cara legal”, concluiu.